STT admite concluir túnel do Internacional sob a Dutra
O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, afirmou, ontem, que o túnel sob a rodovia Presidente Dutra,que facilitaria o tráfego de veículos entre a avenida Guarulhos e o Internacional Shopping Guarulhos, deve ser concluído e ativado. Ele não sabe, ainda, de onde sairão os recursos para as obras de finalização do túnel, que já foi delineado.
“Vamos ver se será diretamente pela Prefeitura ou usando créditos de IPTU para a gente fazer”, informou Gonçalo. Segundo declaração dele, ontem, ao programa de rádio Radar de Notícias, há cerca de 15 dias aconteceu uma reunião com os administradores do shopping para debater o tema. O túnel, iniciado pela administração do Internacional Shopping em 1998, deve ligar o empreendimento à avenida Guarulhos.
Segundo reportagem publicada pelo Guarulhos Hoje na edição do dia 29 de maio, as pistas expressas já teriam sido construídas pela Anson S.A. Engenharia Participações e Empreendimentos. Assim, restaria somente a construção das pistas locais, o que, de acordo com proposta da mesma empresa, seria concluído em 92 dias corridos se trabalhassem 24 horas por dia.
De acordo com o secretário, a parte mais complexa já foi realizada. “Não houve escavação, mas houve o delineamento do túnel. A escavação é o menor [dos serviços]”, analisou. Gonçalo afirmou que, informalmente, foi dito que a Nova Dutra já teria entrado em concordância com o projeto. A concessionários, por meio da assessoria de imprensa, nega.
Em orçamento datado de 2002, o preço total da obra estava estimado em R$ 3,3 milhões para serviços de instalações de obra, supervisão técnica executiva e execuções de paredes diafragmas e laje de cobertura.
Questionada sobre a previsão para retomada do projeto, estimativas de valores e sobre a comunicação da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) à CCR Nova Dutra e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a STT não se manifestou até o fechamento desta edição.