Notícias

SP atinge marca de 8 milhões de vacinados contra gripe A

Guarulhos, 27 de abril de 2010

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde revela que, até a última quarta-feira, mais de 7,99 milhões de pessoas já haviam sido vacinadas contra a gripe A H1N1. A quarta etapa da campanha, quando os idosos com 60 anos ou mais pessoas com doenças crônicas devem ser imunizados contra a gripe, começou no sábado.

Na fase atual, deverão tomar uma dose da vacina pessoas com 60 anos ou mais e que possuem doenças crônicas (veja relação abaixo). Pacientes crônicos, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos também podem procurar os postos de saúde para serem imunizados.

“Os números mostram que a campanha ganhou o apoio da população e isso é fundamental. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe.”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, em nota por meio de assessoria de comunicação da Secretaria do estado da Saúde.

Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação

1 – Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave);

2 – Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide);

3 – Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes);

4 – Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular);

5 – Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral);

6 – Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise);

7 – Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida);

8 – Doença Hematológica (ex. anemia falciforme);

9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer);

10 – Outras condições (ex. Síndrome de Down).