Soldados da Aeronáutica atuam na Operação Xô Mosquito
Neste sábado, dia 16, a Secretaria de Saúde vai contar com a ajuda dos soldados da Base Aérea de São Paulo (Cumbica) para combater a dengue em Guarulhos. A terceira edição da Operação Xô Mosquito terá a participação de 600 funcionários da Prefeitura, da empresa de economia mista Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além de 70 homens da Aeronáutica.
As ações estarão concentradas nos bairros Cidade Jardim Cumbica, Conjunto Paes de Barros, Jardim Castanho, Jardim das Nações, Soimco, Jardim São Manoel e Jardim Fortaleza. A Secretaria de Saúde registra, até o momento, 56 casos de dengue, sendo 45 importados e 11 autóctones.
“Queremos realmente chamar a atenção da população para a seriedade da doença e alertar sobre a grande responsabilidade que cada um tem nessa luta contra o mosquito da dengue”, explica a coordenadora da Operação Xô Mosquito, Regina Lúcia Laudari. Regina ressalta a importância da participação dos soldados na atividade. “Quanto mais forças somarmos, melhor será o nosso resultado”.
Os agentes da Operação Xô Mosquito e da Base Aérea entrarão nas casas e nos comércios, com a permissão do proprietário, para verificar se no local há recipientes com água limpa e parada como baldes, garrafas, vasos, pneus, caixas d? água e piscinas. Além disso, a população também será orientada, por meio de folhetos educativos, sobre a doença.
As equipes de controle de vetores também vão pedir aos moradores para retirar das casas recipientes que possam acumular água. Caminhões compactadores passarão pelas ruas recolhendo os resíduos e, em locais de difícil acesso, veículos com caçambas metálicas estarão em postos estratégicos para receber o material.
A Base Aérea também receberá a ação dos agentes de Saúde. Uma equipe do Departamento de Controle de Zoonoses estará na vila militar orientando os moradores.
As equipes da Secretaria da Saúde e da Base Aérea estarão concentradas às 8 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cummins (rua Braúna, s/nº).
Números de outras edições
As outras duas edições da Operação Xô Mosquito foram realizadas nos dias 23 de fevereiro e 02 de março. Foram coletados 30.200 quilos de resíduos. Aproximadamente 9,5 mil imóveis receberam a visitas das equipes de controle da dengue. Desse total, apenas 2,65% dos proprietários recusaram atender os agentes e 23% dos imóveis se encontravam fechados.