Sistema on-line vai integrar Procons do país
Os Procons vão contar com o apoio do Ministério da Justiça para reforçar o atendimento ao consumidor. Eles passarão a trabalhar com o Sistema Integrado de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), que fornecerá dados sobre reclamações contra empresas, bem como referências de julgamento de processos. Até o fim do primeiro semestre, dez estados deverão estar ligados pelo sistema. Espera-se que até o final de 2006 todas as unidades da federação estejam em rede. De acordo com o secretário de Defesa Econômica, Daniel Goldberg, a integração de armazenamento das reclamações poderá gerar maior eficiência na resolução dos problemas e na atuação do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC).
O diretor do DPDC, Ricardo Morishita, disse que as pessoas, antes de comprar produtos ou contratar serviços, por exemplo, terão acesso ao número de reclamações que a empresa recebe, quais os principais problemas e como os problemas são resolvidos não só em seu estado. Isso poderá ser decisivo na hora da compra, afirma.
Outra vantagem apontada é no controle do número de reclamações. De acordo com Goldberg, se forem verificadas muitas queixas, a DPDC poderá atuar de forma mais eficaz contra as empresas.