Notícias

Silvio Santos é mantido refém dentro de quarto

Guarulhos, 30 de agosto de 2001

Sergio Castro / AESilvio Santos é mantido refém dentro de quarto; sequestrador é atendido por médica; PM e familiares negociam sua rendição.

O sequestrador Fernando Dutra Pinto, 22, mantém Silvio Santos como refém em um dos quartos da casa do empresário no Morumbi, zona oeste de SP. Quando a polícia chegou, Dutra Pinto ameaçava Silvio Santos numa sala de ginástica. Depois o levou para a cozinhae, agora, no quarto. Dutra Pinto invadiu a casa dos Abravanel por volta das 7h. Silvio Santos, 70 anos, está sob a mira de uma pistola. O comandante da PM, Rui Cesar Melo, e o juiz Maurício Porto Alves negociam sua rendição. Familiares do sequestrador, também.

Uma médica, chamada pelo próprio sequetrador, o atendeu agora há pouco. Ela fez curativos. Dutra Pinto foi baleado nas nádegas.

Dutra Pinto é o mentor do sequestro de Patrícia Abravanel, 24, filha de Silvio Santos. Ela foi levada de casa no último dia 21. Passou 7 dias em cativeiro. Depois de fugir com o dinheiro do resgate (pelo menos R$ 468 mil, já recuperados pela polícia), Dutra Pinto fugiu e se hospedou com nome falso em um flat em Barueri (Grande SP).

Descoberto ontem à noite, matou dois policiais que tentavam prendê-lo (um deles, que já estava rendido, a sangue frio). Feriu ainda um terceiro. Depois, fugiu novamente de carro, apesar do cerco. Mesmo ferido seguiu para a casa de Silvio Santos e pulou um dos muros. Segundo informações de policiais, cortou a energia da cerca de segurança eletrificada.

Depois de render toda a família Abravanel, o sequestrador teria deixado as filhas e a mulher de Silvio Santos, Íris, saírem da casa. Ficou apenas com o dono do SBT sob a mira de um revólver.

Há um número não revelado de PMs no local. As exigências do sequestrador foram: um helicóptero, a médica (levada pela Polícia Militar) e a presença do governador Geraldo Alckmin _que já descartou essa possibilidade.

Silvio Santos teve crises de hipertensão na semana passada, durante as negociações para libertar a filha. Precisou ser medicado.

A casa do apresentador está cercada por dezenas de carros da polícia.

Dos quatro sequestradores identificados pela polícia, dois já estão presos. Além de Fernando Dutra Pinto, sua namorada, chamada Jenifer, está foragida.

Ousadia

Dutra Pinto teria ligado duas vezes ontem para a casa de Silvio Santos, antes de invadi-la. Segundo a polícia, ele ligou para pedir “apoio” à família porque temia ser morto pela polícia. Fernando teria ligado após matar dois investigadores em um flat em Barueri.

Ainda não se sabe com que carro ele chegou até a casa de Silvio Santos. Antes de invadi-la ele teria passado duas vezes em frente ao portão principal. Desceu do carro e, segundo uma cinegrafistra que fazia plantão em frente ao local e o viu, foi andando até o muro que pularia em seguida.