Seu emprego via internet
Mais da metade dos profissionais que conseguiram emprego em 2001 foram contratados pela internet. O que você está esperando para conquistar o seu?
Mais da metade dos profissionais que conseguiram emprego em 2001 foram contratados pela internet. Este percentual aumenta ano a ano desde 1997, quando surgiram os primeiros sites de recrutamento on line no Brasil. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho que coletou dados entre 9.174 profissionais de diversos níveis e setores de atuação. Se você ainda não colocou seu currículo na rede, talvez valha a pena tentar. Veja os resultados da pesquisa e saiba como aproveitar os recursos que a internet oferece.
De acordo com a pesquisa, 50,91% dos profissionais entrevistados disseram que conseguiram seu emprego através da Internet em 2001. Em 2000, este número era de 29,92%.
Na amostragem por nível, observa-se que os campeões entre os profissionais recrutados pela internet são os estagiários e trainees: 72,5% dos entrevistados foram contratados através de serviços de recursos humanos on line.
Os profissionais que ocupam cargos de supervisão estão em segundo lugar: 61,9% de profissionais deste nível foram recrutados pela internet em 2001.
Entre os consultores, 57,9% afirmaram ter utilizado a rede para conseguir vagas em 2001.
Nos cargos mais altos, o percentual de contratados pela rede diminui conforme aumenta o cargo do profissional: 41% dos gerentes afirmaram ter sido contratados pela rede em 2001; 30,6% dos diretores e 14,4% dos profissionais de nível presidencial.
Na média, entre os profissionais mais qualificados e experientes, 41,8% foram contratados utilizando a internet.
Como disponibilizar seu currículo na internet?
Existem muitos serviços de recrutamento na internet. Mais de 8.500 vagas, provenientes de 1 700 empresas brasileiras, estão disponíveis pela rede nos sites de recrutamento.
Alguns sites são gratuitos para os profissionais e nem por isso oferecem serviços de má qualidade.
Os sites de recrutamento gratuitos são muito confiáveis. Eles funcionam como distribuidores, disponibilizam um currículo padrão, através de processos computadorizados, para o maior número de vagas compatíveis a determinado perfil. Se o interessado não pretende fazer um currículo mais elaborado, nem montar uma estratégia de divulgação, eles funcionam bem.
Entre os serviços pagos, alguns costumam oferecer uma consultoria especial aos profissionais. Assessoram na criação de um ou mais currículos com diferentes objetivos profissionais, dão cursos e palestras para preparar o candidato para dinâmicas de grupo e a partir de entrevistas, elaboram uma estratégia para a distribuição do currículo adequada ao perfil e aos desejos de cada profissional.
No entanto, para quem pretende procurar um serviço pago, que preste atenção em alguns itens, para certificar-se de que está realmente pagando por um serviço sério.
Antes de contratar uma empresa de RH, pergunte sobre o consultor responsável: há quantos anos ele exerce essa função (o mínimo recomendável é de seis anos de experiência)?
Informe-se sobre a empresa: há quantos anos ela está no mercado de Recursos Humanos e recolocação profissional? Esta informação é importante, pois quanto mais antiga for a empresa, mais contatos ela terá e portanto mais possibilidade de divulgar seus profissionais.
É recomendável que os interessados consultem o Procon para saber se existem reclamações em nome da empresa, antes de contratá-la.Os telefones do Procon-SP são: 1512 ou (11) 3824 0446.
Enfim, um serviço de qualidade recentemente inaugurado é o Banco de Currículos da ACIG. Para cadastrar-se, basta acessar o link “banco de currículos” (localizado na barra Acig On Line, a esquerda do site), e acompanhar todas as instruções. Ao final, o candidato ainda tem a opção de imprimir um currículo para utilizá-lo em outras ofertas de emprego.
Uma vez cadastrado, o currículo ficará a disposição dos quase 3000 associados da ACIG por aproximadamente 6 meses.
A Acig também disponibiliza um canal denominado “empregos” onde é possível localizar vários sites de oferta de empregos. Vale a pena uma visita.
Jacques Miranda de Oliveira é consultor da Neux Comunicação, empresa responsável pelo desenvolvimento do Portal da Acig. E-mail jacques@neux.com.br