Notícias

Setor industrial aumentará as exportações

Guarulhos, 17 de dezembro de 2003

A maioria dos empresários da indústria acredita que as exportações continuarão a crescer em 2004, apesar da estabilidade da taxa de câmbio e da perspectiva de recuperação da economia – o que tende a reduzir a oferta exportável em alguns setores para o atendimento do mercado interno. A previsão é confirmada por dados inéditos incluídos na última pesquisa da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O trabalho indica que 55% das empresas consultadas esperam aumentar suas vendas para o mercado externo em 2004. Outros 35% dos empresários acreditam que as exportações do ano que vem serão iguais às de 2003 e 10% projetam redução nos embarques para o exterior. O percentual de empresas que aposta no aumento é, porém, menor do que o apurado na pesquisa de outubro de 2002, quando 64% dos empresários estimavam crescimento para as exportações em 2003. “Mesmo assim, o resultado surpreende dada a estabilização da taxa cambial em patamar inferior ao vigente entre o segundo semestre de 2002 e o início deste ano”, avaliou Aloisio Campelo Junior, coordenador do núcleo responsável pela sondagem.

Ele lembra que em outubro de 2002 a taxa de câmbio média foi de 3,81 reais por dólar, bem mais atraente para o exportador do que os cerca de 2,92 reais de outubro deste ano, quando as empresas responderam aos questionários da pesquisa. Participaram do levantamento 1.343 empresas de 25 estados com faturamento de 331 bilhões de reais em 2002.