Artigos

Segurança digital: tecnologias importantes para sua empresa

Segurança digital - certificado
Guarulhos, 02 de novembro de 2017

A segurança digital é um dos pontos que merece mais atenção por parte das empresas nos dias de hoje. A integração tecnológica com os processos empresariais, apesar de facilitar a rotina e oferecer serviços mais ágeis, aumenta a exposição a riscos e problemas, necessitando de segurança redobrada.

Ao contrário do que muitos pensam, não são só as grandes empresas que estão vulneráveis a invasões. As pequenas e médias empresas também são alvo dos hackers e precisam investir em segurança digital, tanto quanto as outras.

Um dos problemas que vem crescendo é o roubo de dados digitais, esse tipo de invasão cresceu de tal forma que, hoje, ocupa o segundo lugar na lista das principais crimes do mundo.

Como minimizar o problema de segurança digital?

Antes de qualquer coisa, é importante estabelecer uma Política de Segurança da Informação para o ambiente digital. Essa ação funciona como uma espécie de planejamento que irá nortear a empresa para gerir os ativos de informação no ambiente digital.

Além disso, é preciso que os gestores invistam em ações e ferramentas que auxiliem e facilitem este processo. Hoje o mercado oferece inúmeras, mas vamos listar aqui três delas que podem te ajudar a aumentar a segurança digital da sua empresa.

Proteção antivírus

Parece básico, mas ainda existem muitas empresas que não investem em proteção antivírus.  Por mais que as soluções gratuitas sejam tentadoras, muitas vezes elas não comportam a necessidade da sua empresa, isso sem contar que existe uma série de ferramentas que se passam por antivírus mas na verdade são programas que acessam os dados de administrador dos computadores.

Pesquise muito bem as opções de antivírus que o mercado oferece e não saia baixando a primeira coisa que encontrar pela frente. Veja o que cada um deles oferece e, principalmente, mantenha seus sistemas operacionais atualizados.

Software de gestão confiável

Ter um software de gestão confiável é imprescindível para manter as suas informações realmente protegidas. Além de ajudar na segurança dos dados, o empreendedor ganha muito tempo, economia e agilidade nos processos internos. Informações integradas, segurança no armazenamento de dados e redução de custos com materiais de escritório são facilidades que um software de gestão oferece.

É importante também ter um espaço adicional que ofereça um backup de dados seguro. Hoje, muitas empresas utilizam soluções de cloud storage, mantendo suas informações armazenadas em ambiente externo (na nuvem).

Certificado Digital

O certificado digital é outra ação que potencializa a segurança digital da empresa. Ela é uma assinatura com validade jurídica que garante a proteção das transações eletrônicas e outros serviços que ocorrem através da internet. Ele facilita o trâmite de assinaturas, permitindo que pessoas físicas e jurídicas façam a sua assinatura e identificação de forma digital, de qualquer lugar do mundo.

A tecnologia do certificado digital garante muito mais segurança, autenticidade e confidencialidade para os documentos da empresa. A ACE Guarulhos tem essa solução e oferece até três tipos de certificados digitais que atendem à diferentes tipos de necessidades e empresas. Saiba mais sobre o serviço e veja como ele pode ajudar com sua organização.