Notícias

Segurança de Cheques depende do empresário

Guarulhos, 12 de dezembro de 2003

“É importante negativar para que o próprio empresário não seja prejudicado”

A cada dia o empresário precisa aumentar a segurança na hora de negociar o pagamento com seus clientes. Para isso, uma das soluções mais indicadas é consultar o Sistema Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou ao UseCheque, serviços exclusivo para o registro e consulta de cheques.

Um levantamento das últimas semanas feito pelo SCPC da Associação Comercial e Empresarial mostrou que cerca de 256 mil dívidas estão registradas no SCPC e existem aproximadamente 11 mil registros no sistema de Cheques. Números que mostram a grande quantidade de inadimplência e a urgência que o empresário tem em consultar e efetuar registros de todos os débitos.

Segurança – O banco de dados da ACE está conectado com a Rede Integrada de Proteção ao Crédito, que fornece registros de todo o país. Com ele, o empresário terá um resultado seguro sobre a situação do seu cliente.Mesmo assim, ao fazer uma consulta o empresário precisa avaliar os resultados obtidos e estar ciente que a ACE é uma referência. “O empresário é quem analisa a ficha do cliente e decide se efetua ou não a venda”, alerta Alexandre Godoy, encarregado do SCPC.

O gerente da Matos Calçados, Edmundo dos Prazeres Garcia, diz que raramente tem problemas com cheques porque age com rigor na hora de consultar. “Se tive 20 cheques negativados neste ano foi muito”. O gerente, que trabalha há 22 anos com o comércio ressalta que anos de experiência e critérios rigorosos fazem a diferença.

É possível registrar não somente cheques, notas promissórias, mas tudo o que comprove que o cliente deve algo. Já os cheques roubados ou sustados podem ser somente incluídos no UseCheque como medida de alerta.

Como efetuar um registro de débito – Em primeiro lugar, é necessário que o empresário tenha em mãos todos os dados do cliente como nome, CPF, RG, telefone e endereço completo. Após, basta preencher uma ficha via Internet no site www.aceguarulhos.com.br ou na sede da ACE. Para a operação via Internet, além do código normal de acesso, o associado precisa de um código de operador para negativação que poderá ser solicitado ao departamento técnico pelo endereço ti@aceguarulhos.com.br.

Alerta – Godoy avisa que, antes de realizar uma negativação é prudente que o associado considere algumas regras expostas no Código de Defesa do Consumidor. Por exemplo, para um registro no SCPC somente é possível registrar após 30 dias de atraso do pagamento. Já o registro de cheques só poderá ser feito a partir do motivo 12 que demonstra que o cheque retornou sem fundos pela segunda vez. “A importância de realizar a negativacão e que o próprio associado não seja prejudicado”, diz Godoy.

A primeira recomendação para os associados é enviar uma carta informando ao cliente sobre o débito antes de efetuar o registro, com aviso de regularização em cinco dias úteis. A ACE faz esse serviço com um custo de 0,80 centavos; custo total que o associado terá para realizar um registro.

Regularização – Para a exclusão não há custos. É recomendável que, após regularizar, o associado se certifique no banco de dados que o débito foi excluído.