Segredo é conquistar os clientes com muita criatividade
Promover experiências divertidas durante o atendimento ou processo de venda de serviços e produtos é a chave para se diferenciar da concorrência. Mais do que preço, tecnologia e qualidade, o importante é captar a atenção do cliente e envolvê-lo numa atmosfera de prazer além do que proporciona o ato de compra.
Num momento em que o consumidor está cada vez mais arredio pela queda da renda e pelo orçamento comprometido pela inflação, o encantamento é ainda mais determinante. A consultora Beth Furtado, explica que há uma tendência mundial cada vez mais forte de aliar entretenimento aos processos de compra. “A estratégia hoje em dia é o espetáculo. Nesse cenário, o desafio do varejo é a competição pelo tempo de lazer do consumidor.
Capturar seu tempo na loja significa capturar dinheiro e market share”. Consultores de varejo ouvidos pelo Diário do Comércio são unânimes em afirmar que a diversão é sim uma ferramenta de marketing promocional que alavanca as vendas.
Atração – Não adianta ter uma loja bem montada se ela estiver vazia, lembra o consultor Mário Gomes D´Almeida. “A compra é consequência de como você traz alguém para sua loja”, afirma. Para ele, a chave do sucesso do comércio está em atrair e manter a clientela ativa.