Sebrae realiza orientação empresarial no Japão
Levar informação diretamente até o dekassegui, tirar dúvidas e ouvir os anseios e questões mais freqüentes de empreendedores nipo-brasileiros que, ao retornarem ao Brasil, pretendem abrir um negócio. Com essa perspectiva, desde novembro do ano passado, acontece o “Sebrae Itinerante”. Técnicos da Instituição viajam ao Japão para atender a demandas dos dekasseguis. O projeto já teve três edições e a próxima acontecerá de seis a 24 de setembro e percorrerá seis cidades japonesas.
O “Sebrae Itinerante” é uma das ações do programa Dekassegui Empreendedor, desenvolvido em parceria pelo Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Associação Brasileira de Dekaseguis (ABD). Desde 2005, quando começaram as atividades, o programa já prestou atendimento individual – presencial e virtual – a quase 100 mil pessoas.
Além desses, mais 90 mil já foram beneficiados pelo projeto com palestras, seminários e outras iniciativas em eventos coletivos como os Congressos Dekassegui. O Dekassegui Empreendedor tem como objetivo apoiar os jovens que foram ao Japão para trabalhar e que desejam montar uma empresa ao regressarem ao Brasil. “Queremos que eles apliquem suas economias de forma sólida e sustentável, minimizando os riscos”, explica Silmar Rodrigues, coordenador nacional do Dekassegui Empreendedor.
O programa Dekassegui Empreendedor é realizado no Japão e no Brasil, especificamente em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará e Paraná, estados onde há maior concentração de população de origem japonesa.
Além do atendimento presencial, o programa dispõe do site www.sebrae.dekassegui.com.br. Nesse endereço eletrônico, os dekasseguis podem formular perguntas que são respondidas por consultores. Em curto prazo, o Sebrae pretende disponibilizar seu serviço de call center aos dekasseguis gratuitamente, para que eles também possam tirar dúvidas por telefone.
Em setembro, o “Sebrae Itinerante” passará pelas cidades de Hamamatsu, Oizumi, Nishio, Heikinan, Nagoya e Toyohashi. O momento de maior intensidade da temporada deve ser no dia 7 de setembro, em Toyohashi. Na data, um grande evento irá comemorar o Dia do Brasil no Japão. A organização desse evento espera a presença de aproximadamente 35 mil pessoas.
No Dia do Brasil, a coordenação do Dekassegui Empreendedor estima a participação de mil pessoas no “Sebrae Itinerante”, que terá quatro palestras e atendimento presencial. Uma das palestras terá como tema franquias e as outras três, empreendedorismo, segundo adianta Marcos Aurélio Gonçalves, coordenador do Dekassegui Empreendedor no Paraná.
Marcos Aurélio conta que franquia é um dos temas mais demandados pelos dekasseguis. “Pela pouca experiência que eles têm, acreditam que montar uma franquia pode suprir essa carência”, observa Marcos. Ele diz que recomenda aos dekasseguis que procurem se informar sobre três ou quatro franquias do mesmo setor e que busquem informação no Sebrae ao regressarem ao Brasil. “Eles precisam ter um plano de negócios e observar a legislação do setor em que querem ter uma franquia”, aconselha.
Fora do Dia do Brasil, a equipe do “Sebrae Itinerante” espera beneficiar em torno de 800 pessoas com palestras e atendimento com orientação empresarial. Nos atendimentos, os dekassseguis têm a oportunidade de se informar sobre como anda o mercado no Brasil. “Eles perguntam a respeito do crescimento econômico e em que setor e região podem investir”, revela Gonçalves.
Marcos Aurélio assinala que o atendimento virtual, realizado pelo site do Dekassegui Empreendedor, é muito importante, mas que o atendimento presencial, propiciado por ações como o Sebrae Itinerante, permite aos técnicos da Instituição “sentir o cotidiano” dos clientes e identificar novas ações para beneficiar o dekassegui.
Silmar Rodrigues diz que a experiência de atender presencialmente o dekasegui traz um enorme aprendizado à coordenação do programa. “Ao conversarmos diretamente com eles, agregamos valores e estratégias ao programa e temos um retorno de nossas ações”, afirma.
Silmar lembra que o “Sebrae Itinerante” resulta de uma experiência bem-sucedida da Instituição no Brasil. O serviço leva orientação empresarial para municípios onde não existem postos de atendimento do Sebrae e beneficia as comunidades carentes de informação com conceitos sobre empreendedorismo e gestão de negócios.