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Saiba se a equipe está bem treinada

Guarulhos, 10 de dezembro de 2002

artePara uma loja manter-se no mercado, é necessário muito mais do que vendas. Às vezes, o consumidor tem a impressão de que está recebendo um favor do vendedor, tamanha a má vontade com que é atendido. Resultado: o cliente não volta. A saúde da empresa depende, em grande parte, do relacionamento que os funcionários mantêm com os clientes. Para isso, um bom treinamento é fundamental.

Conhecer os produtos, ser inteligente e saber se expressar são qualidades insuficientes para garantir um bom vendedor. É necessário que o funcionário saiba se colocar no lugar do consumidor e que o empresário tenha essa característica em mente na hora de recrutar uma equipe.

É preciso cuidado especial com os funcionários temporários de fim de ano. Muita gente pensa que não vale a pena investir em treinamento para um grupo de pessoas que vai ficar menos de três meses no negócio. Outros optam por contratar gente com experiência e se iludem ao acreditar que isso basta para garantir o bom atendimento.

Imagem da empresa em risco

Além de poder diminuir as vendas a curtíssimo prazo, o mau atendimento pode colocar em risco a imagem que o cliente tem da empresa, às vezes trabalhadas durante anos. Além disso, essa época é especialmente oportuna para tentar fidelizar aquele consumidor que só aparece no fim do ano. Portanto, vale a pena fazer, no mínimo, um treinamento rápido.

Sabrina Valle