Sabesp realiza primeiro grande concurso em oito anos
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizará concurso público para preenchimento de 1.771 vagas, sendo a maioria para áreas operacionais. A maior parte das vagas são para engenheiros, operadores de sistemas de saneamento e técnicos em geral. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias e a previsão é que o processo de seleção leve no máximo quatro meses.
A reestruturação nos quadros de colaboradores da Sabesp vem ao encontro da necessidade de a empresa adequar-se à nova realidade que tem assumido no mercado: comprometimento com a universalização do saneamento até 2018 nos 365 municípios em que atua em São Paulo e a possibilidade de entrada em novos negócios desde a vigência das Leis Estaduais 12.292/2006 e 1025/2007 que permitiram a empresa atuar em áreas como drenagem, resíduos sólidos e energia.
Desde 2007, a Sabesp vem passando por um processo de crescimento acentuado. No biênio 2007/2008, a empresa superou a marca dos R$ 2 bilhões em investimentos, o maior registrado na última década. Entre 2007 e 2010 serão construídas 128 novas Estações de Tratamento de Esgoto e 38 Estações de Tratamento de Água, entre outras unidades. Também foram criadas novas áreas de atuação, como a de meio ambiente, pesquisa e desenvolvimento e assuntos regulatórios.
O concurso está inserido na estratégia de renovação do quadro funcional da empresa. Dentro desta reestruturação, foi assinado hoje um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – que inclui o desligamento de todos os funcionários aposentados pelo INSS do quadro permanente da Sabesp, atendendo determinação do Ministério Público Estadual. Para garantir a qualidade de serviços prestados à população, os desligamentos serão feitos de forma gradual, num total de 2.250 aposentados entre 2009 e 2011 com a substituição de profissionais por meio do concurso.
Sempre garantindo a continuidade da prestação do serviço público, a Sabesp iniciará o desligamento pelos aposentados que desejarem sair da empresa imediatamente e por aqueles que têm direito à complementação da aposentadoria pelo fundo de pensão ligado à Empresa (Sabesprev). Assim, aqueles que deixarem a empresa terão esta fonte adicional de renda garantida, além dos proventos regulares do INSS. A maioria dos aposentados já tem direito à complementação da aposentadoria, e os demais terão direito até 2011, prazo final para os desligamentos. Quando da rescisão do contrato, todas as verbas rescisórias serão pagas, inclusive a multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço relativo a todo período trabalhado.
Além disso, a Sabesp assegurará aos aposentados a parcela da Empresa na manutenção do Plano de Saúde por até seis meses após o desligamento.