Notícias

Reunião define realização do De Olho no Imposto

Guarulhos, 08 de fevereiro de 2006

Algumas entidades que apóiam a realização do movimento irão ratear os custos do evento
 
ACE

O presidente da ACE, Decio Pompêo Junior, pede apoio de todas as entidades na organização do evento

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), juntamente com entidades representativas da cidade, realizaram na manhã de terça-feira (7/02), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Guarulhos), uma reunião de trabalho, onde foram definidos os últimos detalhes para as ações do movimento De Olho no Imposto em Guarulhos.
 
O custo total do evento, estimado em R$ 10 mil, será rateado entre algumas entidades participantes: ACE-Guarulhos, OAB, ASEC, CIESP, SESCON, grupo Folha Metropolitana e Deputado Estadual Paulo Sérgio (PV). As demais entidades participantes (veja nomes abaixo) irão colaborar com a parte estrutural do evento. Além das entidades, a concessionária Frei Caneca Guarulhos, Guarumoto, Lopes Supermercados, Unimed Guarulhos e assessorias dos vereadores José Carlos Maruoka e Toninho Raimundo, também colaboram para a realização do evento.
 
“O que vimos aqui foi um exemplo de como a união de entidades tão importantes pode contribuir para o crescimento do nosso país. Todos os presidentes entenderam que é preciso exigir mais transparência das nossas autoridades em relação à carga tributária”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompeo Junior.
 
ACE

O coordenador estadual do programa Empreender, Sérgio Lacerda de Paula, participou da reunião

Outro assunto tratado na reunião foi referente à divulgação nos meios de comunicação em todas as 11 cidades da Regional Administrativa 3 da Facesp, que será centralizada pela equipe de assessoria de imprensa da ACE-Guarulhos, coordenada pelo jornalista Sérgio Lessa.

Movimento – O evento “De Olho no Imposto”, uma iniciativa que faz parte do movimento “Quero mais Brasil”, teve início no dia 17 de janeiro na cidade de São Paulo e percorrerá até o final de fevereiro, 17 cidades paulistas em busca de assinaturas.

No dia 17 de fevereiro será a vez de Guarulhos receber o evento, que terá inicio às 10h, no auditório da Universidade de Guarulhos (UNG), com a palestra do presidente da FACESP e da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que falará sobre o tema do movimento. Já na rua Dom Pedro II, próximo ao marco zero da cidade, será montado o Feirão do Imposto (que demonstra o percentual e o valor de impostos embutidos nos preços finais de produtos e serviços), a Calculadora do Imposto (que apresenta o valor dos impostos pagos sobre a renda, o patrimônio e o consumo) e o Impostômetro (um painel eletrônico que mostra o valor pago em impostos pelos brasileiros desde o início do ano).

O Movimento já conta com a adesão de entidades de representação estadual como OAB/SP, FACESP, SESCON/SP , CIESP, AMB e Força Sindical  entre outras,   através de importantes lideranças como o presidente Guilherme Afif Domingos (FACESP/ACSP); Luiz Flávio Borges D'Urso (OAB/SP); Antonio Marangon (presidente do SESCON/SP) e Claudio Vaz (presidente do CIESP).

O Movimento “Quero mais Brasil” pretende mudar a cara do país por meio da consciência tributária, ou seja, mostrar a cada cidadão que ele paga impostos em todos serviços e produtos que consome e que, por isso mesmo, pode saber o quanto sai do seu bolso e exigir transparência de como esse dinheiro público é usado pelo Estado em áreas como saúde, educação, infra-estrutura e segurança.

Para mobilizar cada cidadão como um protagonista dessa luta, o Movimento busca pelo menos 1,5 milhão de assinaturas em vários estados brasileiros com o objetivo final de enviar um projeto de lei popular ao Congresso Nacional, pedindo a regulamentação do parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal tornando obrigatório que o total dos impostos pagos sobre bens e serviços apareçam na nota ou cupom fiscal.
A Facesp convocou as 412 Associações Comerciais do estado para em conjunto com as outras entidades locais e nacionais, organizarem a coleta das assinaturas juntas, promovendo eventos em suas cidades.

A cidade de Guarulhos tem como meta obter mais de 36 mil assinaturas. Nas 11 cidades que compõem a Regional Administrativa 03 da FACESP (Guarulhos, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Santa Izabel e Mairiporã), a meta é 79 mil.

ACE

Representantes de entidades guarulhenses que participarão da reunião

Confira as 18 entidades que apóiam e participam do evento em Guarulhos:

ACE-Guarulhos
AGENDE
ASEC 
CIEE
CIESP
CRECI
CONSEG Vila Galvão
UNIMESP/FIG
IDECON
OAB-Guarulhos
OSC Viva Guarulhos
Prefeitura Municipal de Guarulhos
Sebrae
SESCON
Sindicato dos Empregadores do Comércio de Guarulhos
Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região
Sindicato dos Vigilantes de Guaruhos
UNG