Notícias

Redução nos postos será insignificante

Guarulhos, 02 de dezembro de 2002

A redução de 1,6% no preço da gasolina nas refinarias, anunciada pela Petrobras, terá impacto “insignificante” no preço do combustível para o consumidor, segundo avaliou há pouco o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Paiva Gouveia.

Segundo o executivo, a redução anunciada, incide apenas sobre o preço do combustível excluído de impostos (como a Cide) e dos custos da mistura da gasolina com álcool anidro, o que equivale a cerca de R$ 0,67 por litro. Com isso, pelos cálculos de Gouveia, o preço do litro da gasolina nos postos deverá ser diminuído em algo em torno de R$ 0,007. – É quase imperceptível para o consumidor – avaliou.

O presidente do Sincopetro criticou a Petrobras e afirmou que o reajuste foi anunciado apenas para a empresa dar uma resposta à recente queda do dólar e do barril internacional do petróleo.

Segundo Gouveia, o aumento de 9,5% no preço do óleo diesel na refinaria, também anunciado, deverá implicar em elevação entre 7,3% e 7,4% no preço do produto para o consumidor.