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Redecard – novo sistema reduziu fraude no cartão

Guarulhos, 24 de setembro de 2002

As fraudes efetuadas com cartões de débito automático da Redecard (Maestro e Redeshop) caíram 40%. O motivo foi a consolidação do novo sistema de prevenção à fraude da empresa. O Redecard Debit Alert (RDA) é capaz de detectar uma fraude realizada com o cartão de débito no intervalo de 30 segundos a um minuto. O principal benefício para o consumidor, além da maior segurança no uso do cartão, é que o custo do novo sistema não será repassado ao usuário final.

Com essa ferramenta, o superintendente da área de prevenção da Redecard, Eduardo Daghum, acredita que a chance de um cartão fraudado ser utilizado em seqüência é praticamente zero.

– O sistema compara os tipos de compras feitas usualmente pelo cliente com aquelas consideradas suspeitas e comunica ao banco. A instituição imediatamente entra em contato com o proprietário do cartão para certificar-se de que é ele mesmo quem está efetuando a compra. Caso a resposta seja negativa, o cartão pode ser cancelado imediatamente. A intenção é antecipar a ação dos fraudadores – enfatiza Daghum.

No sistema antigo, o banco somente tomava conhecimento das fraudes depois de comunicado pelo próprio cliente. Muitas vezes, isso só acontecia depois de o cartão fraudado ter sido utilizado diversas vezes. “Com isso, evita-se que a pessoa saiba que sofreu um golpe somente no momento em que tira um extrato ou, ao tentar um saque, não consegue efetivá-lo por insuficiência de saldo”, afirma.

O sistema funciona com o estabelecimento de parâmetros e, quando a compra foge completamente de um desses, o banco é alertado. Outra vantagem decorre do fato da ferramenta ser flexível e aceitar a inserção de novos parâmetros. Com isso, sugestões dos próprios bancos podem ser inseridas na ferramenta. Dessa forma, a atualização contra novos tipos de fraude é constante e

evita-se que o sistema torne-se arcaico rapidamente.

– No quesito segurança, não existe concorrência entre os bancos e as trocas de informações são constantes. Assim, o que é sugerido por um banco e implementado no sistema passa a fazer parte da ferramenta como um todo e é utilizado também por outros bancos – afirma Daghum.

Rodrigo Ribeiro