Notícias

Receita libera consulta ao 2ºlote residual do IR 2003

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2004

Conforme anunciado neste dia 10 de fevereiro, a Receita Federal deve liberar ainda nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, as consultas ao segundo lote residual das restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2003 (ano-base 2002). As consultas estarão disponíveis tanto pela internet como através do Receitafone (0300 78 0300).

O contribuinte que verificar que seu nome se encontra na lista de restituições receberá o dinheiro corrigido em 15,98%, percentual correspondente à variação da taxa Selic acumulada de maio do ano passado e janeiro deste ano, mais 1% referente a fevereiro. A liberação do crédito na conta dos contribuintes acontecerá na próxima semana, no dia 16 de fevereiro.

Foram processadas nesse lote 225.442 declarações, das quais 127.535 com imposto a restituir (R$ 146 milhões). Outros 60.082 contribuintes terão imposto a pagar (R$ 28,7 milhões) e ainda outros 37.825 pessoas não terão nem imposto a pagar nem a restituir.

É importante destacar que o dinheiro é corrigido uma única vez, o que significa que quanto antes for sacado pelo contribuinte, melhor. Caso o contribuinte perceba que o crédito não foi realizado na data indicada pela Receita, ele deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou então ligar para sua central de atendimento, pois é para lá que o dinheiro vai em casos como este.

Não é preciso sequer se preocupar em como receber o dinheiro, pois o processo é bastante simplificado. O contribuinte liga para o BB e explica o que aconteceu fornecendo alguns dados pessoais. Feito isto, a instituição irá providenciar a transferência gratuita do dinheiro para uma conta bancária em nome do contribuinte. O telefone do BB é 0800 785678.

Para receber o dinheiro direto pelo Banco do Brasil, o contribuinte tem um prazo de um ano para procurar a instituição. Passado este prazo, o resgate do dinheiro da restituição só poderá ser feito mediante o preenchimento na internet do Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição).

Paloma Brito