Notícias

Queda no PIB evidencia recessão em 2015

Guarulhos, 02 de junho de 2015

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 1,6% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a quarta queda seguida do PIB e a maior desde o segundo trimestre de 2009, quando o recuo foi de 2,3%.

Os números divulgados pelo IBGE mostram que houve queda no consumo das famílias e na venda dos comércios. Além disso, o Índice de Confiança do Consumidor atingiu seu nível mais baixo desde 2005. “São dados preocupantes, principalmente no que diz respeito ao investimento. O cenário sugere comprometimento da retomada do crescimento”, opina o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar.

Tesoureiro da entidade, Carlos Alberto Martins concorda. “O que mais preocupa são as escolhas do governo. Não vi cortarem despesas. Foram cortados investimentos”, afirma. “Qualquer administrador, por mais incompetente que seja, sabe que cortar investimentos é cortar a relação de desenvolvimento de toda uma cadeia que se beneficiaria deles.”

Para o economista Emilio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo, a recessão já pode ser considerada um fato. “Não há recessão técnica ainda, mas o Banco Central já está dando recados de que vai subir mais os juros. Ou seja, não espera recuperação imediata”, diz.