Quadrilha de falsários do PIS
Vinte pessoas foram presas, em São Paulo, tentando receber ilegalmente dinheiro do PIS. Elas conseguiram documentos falsos com uma quadrilha de estelionatários. Na hora de pagar o benefício, o banco desconfiou.
São pessoas humildes, desempregados, que foram parar na cadeia da Polícia Federal. Eles tentaram sacar ilegalmente o dinheiro do PIS. Cerca de 600 reais cada um. Eles apresentaram na Caixa Econômica certificados de aposentadoria por invalidez falsos. O negócio foi oferecido na rua por uma quadrilha de estelionatários.
Eu disse não aposentei ainda. Ele disse a gente dá um jeito?. E em troca, me pediu 50%, conta Osvaldo Alexandre da Silva, desempregado.
Os funcionários do banco desconfiaram da fraude por dois motivos: a grande quantidade de pessoas tentando sacar dinheiro do PIS no mesmo dia, e a assinatura que aparece no fim do certificado, de uma pessoa que não existe.
Os falsificadores não foram localizados. Sem o dinheiro do PIS e na cadeia, agora os desempregados dizem que estão arrependidos. Agora não tem mais jeito. Me sinto mal, relata o desempregado Adelino de França.
Eles visavam algum tipo de vantagem e tinham plena consciência de que não eram deficientes. Portanto, não podiam fazer um saque de PIS, afirma Celso D'Arcke, assessor da Polícia Federal. Todos vão responder pelo crime de estelionato e podem pegar até cinco anos de prisão.