Prováveis prefeituráveis analisam pesquisa ACE/Hoje/Comunnica
A pesquisa do Instituto Opinião encomendada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos em parceria com o jornal Guarulhos Hoje e a agência Comunnica Soluções Integradas, sobre a intenção de voto do guarulhense em um eventual segundo turno para prefeito, repercutiu entre os políticos da cidade que figuraram no levantamento.
Foram apresentados quatro cenários diferentes aos eleitores envolvendo os três pré-candidatos em potencial do PT – o ex-prefeito Elói Pietá, o deputado estadual Alencar Santana e o secretário de Educação Moacir de Souza – e os principais nomes da oposição no atual cenário político da cidade.
Em todos os cenários, os petistas perderiam para os prováveis candidatos de oposição: Carlos Roberto (PSDB), Jorge Wilson (PRB), Guti (PV) e Jovino Cândido (PV). A pesquisa foi realizada em 11 regiões de Guarulhos entre os dias 6 e 8 de julho. O levantamento possui margem de erro de aproximadamente 4,9%, tomando-se como parâmetro o intervalo de confiança de 95%.
O ex-prefeito Elói Pietá e o secretário de Educação, Moacir de Souza, ambos do PT, não responderam à reportagem do GH.
Alencar Santana (PT)
“Os candidatos do PT estão bem posicionados. Têm que se levar em conta que estamos em um momento muito crítico, onde tem surgido muitos ataques ao partido. Além disso, ainda está distante do cenário eleitoral, então estamos muito tranquilos em relação a isso.”
Jovino Cândido (PV)
“Tive um mandato de transição enquanto prefeito. Foi um governo para equacionar todas as dívidas e tivemos de enfrentar as três crises que Guarulhos passava. O desafio era vencer a crise administrativa, financeira e a política por falta de governabilidade, com todos os desarranjos daquela época. Um cenário muito parecido com o que vemos hoje. Agradeço de coração esse novo voto de confiança da população através do que a pesquisa apresenta”.
Guti (PV)
“As pessoas estão extremamente insatisfeitas com o PT. Todos os candidatos da pesquisa, independente de quem seja mas que estava contra o PT, ganharam. A insatisfação da população vem do âmbito nacional, com escândalos de corrupção, como local, com a péssima administração. Fica claro que se o candidato que o eleitor escolheu não for para um possível segundo turno, ele automaticamente votará naquele que for contrário ao Partido dos Trabalhadores”.
Carlos Roberto (PSDB)
“A pesquisa reflete aquilo que a população tem como sentimento. Ela não quer o PT de novo. Não está satisfeita com esses anos todos que o partido está na cidade. O povo está consciente que Guarulhos tem que ter um administrador experiente para fazer o município crescer. Alguém que crie oportunidades para todos e que tenha coragem, porque gestão é coragem”.
Jorge Wilson (PRB)
“Muito feliz pela lembrança das pessoas da cidade onde vivo e crio os meus filhos. Nunca falei em uma possível candidatura a prefeito e nem concorri ao cargo até o momento, mas isso nos dá mais responsabilidade. Sabemos que temos um compromisso muito sério e transparente com a população. Isso nos faz continuar cada dia trabalhando muito e fazendo merecer todo esse carinho”.