Promoções devem garantir os presentes de Dia dos Pais
A instabilidade econômica mexeu com a expectativa dos lojistas para o Dia dos Pais. Apesar de não ter projeção negativa para a data, o varejo não sabe exatamente o que esperar neste 2015. Faltando poucos dias para a data e diante da perspectiva de retração nas vendas, muitos lojistas investem em promoções para atrair compradores.
A projeção de Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (entidade parceira da ACE-Guarulhos), é de que o resultado seja, no máximo, semelhante ao de 2014, ou ainda que registre uma pequena queda na comparação com o ano passado.
Com a queda das compras em datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, resultado da crise econômica enfrentada pelo país, os comerciantes têm a expectativa de manter números inferiores a 2014.
De acordo com a FCDLESP (Federação das Câmaras de dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), os lojistas esperam um modesto crescimento de 1,25% nas vendas para o Dia dos Pais, sem descontar a inflação do período, quase três pontos percentuais a menos que no ano passado.
Tributos
Um levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) relacionou a carga de impostos sobre os artigos mais procurados para domingo. Os perfumes importados e nacionais são os presentes com maior tributação para o Dia dos Pais. O percentual mais alto foi contabilizado nas versões importadas, com 79% de imposto – 10% a mais do que o produto nacional.
Agostinho Celso Pascalicchio, professor de economia do Mackenzie, alerta para as dívidas. O economista afirma que os produtos e a diversificação do mercado são bons o suficiente para atender aos bolsos dos filhos e aos perfis de todos os pais. “A expectativa é boa, mas é preciso cuidado para não se endividar ou utilizar o cartão de crédito de forma errada com os juros muito elevados”, diz.
(Com informações de Mariana Missiaggia, do Diário do Comércio)