Notícias

Projeto no Colégio Carbonell insere jovens no mundo da pesquisa científica

Participação dos alunos mostra que o colégio acerta ao investir na iniciação científica dos jovens”, afirma coordenador

Projeto no Colégio Carbonell insere jovens no mundo da pesquisa científica
Guarulhos, 31 de outubro de 2017

A 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorrida entre 23 e 29/10, contou com atividades de fomento em todo o território nacional. Em Guarulhos, o Colégio Carbonell foi protagonista de dois eventos sobre o tema: durante a Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (FECEG), seis grupos do Ensino Fundamental tiveram trabalhos premiados; e no dia 23, nas dependências do colégio, cinco alunos do Ensino Médio ficaram frente a frente com uma banca examinadora. Era a etapa de qualificação de projetos para o Programa Syans de Iniciação Científica.

“Devemos ter seis alunos neste novo ciclo, já que uma aluna que está realizando intercâmbio em Taiwan também vai apresentar seu projeto”, avisa o coordenador do Syans no colégio, Willian Girarde. O programa consiste num conjunto de atividades educacionais e experimentais que visam capacitar e formar pesquisadores já no Ensino Médio.

Aprovados em processo seletivo interno – como no caso dos alunos do evento da última semana -, os jovens participam de orientações individuais semanais para a confecção de trabalhos científicos ou de desenvolvimento tecnológico sobre temas de livre escolha.

“Nosso objetivo é inserir esses estudantes no universo da ciência, tecnologia e inovação. Todo ano nós inscrevemos os trabalhos e apresentamos os resultados das pesquisas na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, considerado o maior evento científico da América Latina”, explica Girarde. “A ideia é fazer com que esses jovens estudem temas de seu interesse, de forma autônoma. E o desafiador é que isso é feito com base em metodologia e processos iguais aos utilizados por alunos de ensino superior”.

Segundo Girarde, a resposta dos alunos foi imediata. “Eu pretendia levar jovens ao congresso da SBPC depois de algum tempo de programa, mas nós conseguimos levá-los em todas as edições desde que iniciamos o Syans, em 2013”, lembra. Em 2014 o congresso aconteceu no Acre. Depois os jovens foram para São Carlos (SP), Porto Seguro (BA) e Belo Horizonte (MG). O próximo congresso será em Maceió (AL).

Para os alunos é uma oportunidade de conhecimento e relacionamento muito grande. Os congressos da SBPC levam pesquisadores de todos os níveis de escolaridade. “Nos três primeiros anos de participação, o Carbonell foi o único colégio particular do Brasil a levar alunos de Ensino Médio”, afirma. Depois de apresentados, os trabalhos são compilados e publicados para consulta acadêmica. “A participação ativa dos alunos todos os anos mostra o quanto o Carbonell acerta ao investir desde cedo na iniciação científica dos alunos”.