Projeto deve transformar centro de Guarulhos
Projeto de readequação da região central da cidade foi apresentado pela administração municipal
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida, e o prefeito Elói Pietá
A Prefeitura de Guarulhos apresentou na tarde de segunda-feira (29/05), no Confort Hotel, o projeto conceitual que promete mudar a cara do centro de Guarulhos. O encontro contou com a presença do prefeito Elói Pietá (PT), secretários municipais, comerciantes da região e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Decio Pompêo Junior.
O novo projeto, que ainda depende de aprovação, faz parte do programa de readequação já iniciado pela administração municipal. De acordo com estudos apresentados, a região central da cidade será totalmente transformada, principalmente a rua Dom Pedro II, que poderá se transformar num grande calçadão.
Para que todo o programa possa se tornar realidade, a prefeitura prevê a desapropriação de algumas áreas e alteração do trânsito de algumas vias, como a rua Cerqueira César, Ramos de Azevedo, Miguel Romano, Luis Gama, 15 de Novembro, São Vicente de Paula, Cerqueira César e Padre Celestino, entre outras.
Mas a principal mudança deverá acontecer com a criação de um novo terminal de ônibus, onde hoje funciona o estacionamento do Poli Shopping. Tanto prefeitura, quanto a direção do shopping, já acertaram os detalhes, caso a obra se concretize. Pelo projeto, o estabelecimento ganharia um novo estacionamento, que será construído em cima do terminal.
O comércio ambulante também poderá ganhar um novo endereço. A prefeitura estuda mudanças com a implantação do novo projeto, transferindo-os de forma definitiva para a rua Miguel Romano.
Segundo o prefeito Elói Pietá, o centro da cidade não comporta mais a quantidade de pessoas em trânsito, principalmente em datas especiais.
“Quando chegam as datas comemorativas percebemos que o centro não agüenta mais o número de pessoas circulando. Queremos que o centro fique mais bonito e que as pessoas possam trazer sua família para passear”, disse.
O diretor do Poli Shopping, Victor Veronezi, afirmou que certamente com o início das obras vão sofrer com a queda de consumidores, mas que a direção acredita que o projeto será benéfico.
“A intervenção vai atrapalhar o movimento com toda certeza, mas procuramos enxergar o projeto num todo, já que temos interesses na rua Dom Pedro II”, declarou.
Decio Pompêo Junior, presidente da ACE-Guarulhos, gostou muito do projeto, mas salientou que espera que tudo não fique somente no papel.
“As idéias são boas, se forem equalizadas. Porém espero sinceramente que as obras saiam do papel”, afirmou.
Elói Pietá comentou ainda que o Projeto de Revitalização vem sendo realizado em outros locais da cidade, como na região de Cumbica, Vila Galvão e na Praça Getúlio Vargas. Entre as ações que poderão, enfim, sair do papel com o projeto, está o monitoramento eletrônico por meio de câmeras na região central, principal reivindicação da ACE-Guarulhos.
Comerciantes escutam o prefeito Elói Pietá falar sobre o projeto
Durante a apresentação dos técnicos da prefeitura, os comerciantes puderam tirar suas dúvidas sobre as obras a serem executadas. Eles também ficaram sabendo sobre uma comissão que deverá ser criada para debater o projeto. Apesar de meramente conceitual e de ainda não contar nem com os custos, a prefeitura espera iniciar as obras em 2007.