Notícias

Programa de Educação Ambiental

Guarulhos, 02 de junho de 2004

A solenidade de abertura do quarto ano do Programa de Educação Ambiental (PEA) “Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida” reuniu mais de 600 pessoas no teatro do Centro Municipal de Educação Adamastor, na noite de sexta-feira, 28 de maio. Professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino dividiram espaço com autoridades e técnicos ligados à questão do meio ambiente.

O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, falou da importância do PEA para o município, destacando a participação popular. “Política de meio ambiente sem apoio popular não vai adiante.
Por isso, é significativa esta presença hoje aqui. Todos nós somos soldados da luta pelo meio ambiente sadio”, disse.

Desenvolvido desde 2001, o programa ambiental, que é coordenado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), uma autarquia da Prefeitura de Guarulhos, é um trabalho não só de conscientização, mas sobretudo de construção conjunta da cidadania. A coordenadora do PEA, Erô Choueri, explica que o objetivo é capacitar professores para mudar a consciência dos alunos e, por meio deles, atingir a comunidade como um todo. “Através deste programa, conseguimos transformar os alunos em cidadãos críticos e participativos”, garante Erô.

O PEA “Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida” é desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Urbano (antiga Secretaria de Economia e Planejamento), a Diretoria de Ensino da Região de Guarulhos-Norte, a rede particular de ensino, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). De 2001 a 2003, o programa ambiental envolveu 83 escolas, aproximadamente 50 mil alunos e capacitou cerca de 690 professores. Em 2004 serão envolvidas, direta e indiretamente, 136 escolas e mais de cem mil alunos. Está prevista, ainda, a capacitação de cerca de 700 professores.