Notícias

Procura por crédito tem queda de 9,9% no acumulado do ano

Guarulhos, 27 de agosto de 2015

Em tempos de incerteza na economia, o consumidor brasileiro tem sido mais cauteloso nos últimos meses. A demanda do consumidor brasileiro por crédito acumula queda de 9,9% no ano (de janeiro a julho de 2015), de acordo com dados da Boa Vista SCPC (empresa parceira da ACE-Guarulhos). Na análise de longo prazo, obtida pela variação acumulada em 12 meses (julho de 2014 até junho de 2015 contra os 12 meses antecedentes), o recuo desacelerou 1,1 ponto percentual ao registrar -10,5% no período. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior (julho/15 contra julho/14), houve alta de 1,1%.

Na variação mensal, no entanto, o indicador obteve alta 6% em julho deste ano, descontados os efeitos sazonais. Considerando os segmentos que compõem o indicador, na mesma base de comparação, a demanda por crédito nas instituições financeiras subiu 6,6% contra o mês anterior, enquanto para o segmento não-financeiro também houve alta, de 5,7%.

A cautela do consumidor tem como consequência a desaceleração consecutiva desde meados de 2014. “Mas não é só isso. Os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses”, opinou o presidente da ACE-Guarulhos. Jorge Taiar. “Tudo isso sem contar os escândalos políticos, que afetam diretamente a credibilidade do País.”

Fatores como alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário. Assim, levando em consideração o ambiente macroeconômico para 2015, a Boa Vista SCPC acredita que uma inflexão da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível em meados do próximo ano.