Notícias

Procon Itinerante atende em várias regiões

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2011

O Procon Itinerante, iniciativa do Procon/Guarulhos que promove atendimentos dos consumidores em postos volantes  percorrendo as várias regiões da cidade, será realizado sempre às quintas-feiras, no horário das 9 às 16 horas. Um desses postos será instalado no calçadão da rua Dom Pedro II,  Centro. A informação foi dada pelo coordenador do órgão de defesa do consumidor, Jorge Wilson Gonçalves de Matos, durante mais uma edição do projeto que aconteceu nesta quinta-feira, dia 10, no calçadão da rua Dom Pedro II, na praça Juscelino Kubitschek de Oliveira (Jardim Bela Vista) e na Estrada David Correia, s/nº (Cabuçu/Recreio São Jorge).


Órgão realiza atendimento em diversas regiões da cidade

Ele adiantou ainda que a ideia é equipar futuramente as tendas com computador e telefone para que as reclamações sejam formalizadas no posto itinerante e também para que o técnico do órgão possa, na hora, buscar a solução do problema através de ligações.

As principais demandas recebidas nos postos volantes nestas três regiões foram pedidos de orientação envolvendo parcelamento de dívidas, cartão de crédito, lojas de departamento, telefonia celular, compra de veículos, contrato com seguradoras e dificuldade para receber mercadoria. Este foi o caso do segurança Miguel Alves da Costa que ao sair do estabelecimento comercial onde fora reclamar do atraso na entrega de um produto procurou a tenda do Procon Itinerante no calçadão.

O segurança contou ter comprado dois armários nos primeiros dias de janeiro com a promessa de a entrega ocorrer na semana seguinte, porém o prazo informado foi ultrapassado e apenas um dos produtos foi entregue no último dia 17.

“Telefonei muitas vezes para a loja que sempre dava uma desculpe e também estive nela pessoalmente. Não falavam quando iriam me entregar o outro armário. Agora, os fiscais do Procon me acompanharam até a loja que assumiu o compromisso de entregar amanhã mesmo”, disse Miguel. “Acho ótimo e aprovo o atendimento da tenda no calçadão,” concluiu.

De acordo com Jorge Wilson, a intenção é regular a relação de consumo e não autuar. “Procuramos agir de forma preventiva, orientando. Entretanto vale o alerta aos lojistas que não devem apenas se preocupar com a venda. Precisam também cuidar da pós-venda, cumprindo o prazo de entrega para evitar que o comércio perca a credibilidade”, destacou.

O Procon/Guarulhos funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nos seguintes locais:

Centro  – avenida Salgado Filho, 494, Centro – tel. 2468-0008 (sede)
Cumbica – avenida Mazagão, 197 – tel. 2085-5610
Pimentas – avenida Capão Bonito, 53 (CIC) – tel. 2484-1070
São João – avenida Coqueiral, 100 – tel. 2229-2207/2229-2208