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Princípios da boa propaganda

Guarulhos, 18 de dezembro de 2006

Uma boa propaganda:

  • Proporciona orientação para o consumidor;
  • Concentra-se em uma só idéia vendedora (ênfase no benefício mais importante);
  • Apresenta idéia competitiva e singular – (contém um benefício, uma qualidade ou quantidade única, diferenciada);
  • Envolve o consumidor (capta e mantém a atenção do consumidor além de trabalhar sua motivação);
  • Deve ser crível e sincera (se é verdadeira e soa verdadeira o consumidor sente que o anunciante é honesto. O exagero e a fantasia valem, mas não devem tentar enganar);
  • Deve ser simples, clara e completa (não deixa mal-entendido);
    Associa a idéia vendedora (benefícios) à marca (registra claramente a marca e a amarra ao benefício);
  • Incrementa as vendas (estabelece forte desejo de compra);
  • Deve aproveitar bem o veículo de comunicação (propaganda eficiente usa o veículo certo para o seu propósito).

Quando a propaganda é mais eficiente

Ao investir em propaganda, a empresa deve estar atenta à relação custo benefício que a mesma trará. É necessário que a propaganda seja eficiente para alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Contudo, esta eficiência é alcançada quando:

  • O conhecimento do comprador é mínimo em relação produto anunciado;
  • As oportunidades de diferenciação do produto são fortes;
  • O produto tem aspectos que o comprador não consegue observar normalmente;
  • As vendas do setor estão ascendentes ao invés de estáveis ou decadentes.

Cuidados básicos ao planejar a ação de propaganda

A empresa, ao investir em propaganda, deve ter alguns cuidados quanto:

  • À missão – quais são os objetivos da propaganda?
  • Ao recurso empregado – quanto deve ser gasto em propaganda?
  • À mensagem – que tipo de mensagem e estratégia criativa será usada?
  • Ao planejamento – como deve ser determinada e alocada a verba de propaganda durante o ano?
  • Á medição – como avaliar o retorno do investimento em propaganda?