Notícias

Presidente da ACE é o novo membro da CMDU

Guarulhos, 02 de dezembro de 2009

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Wilson Lourenço, foi eleito durante a 4ª Conferência da Cidade de Guarulhos, que aconteceu no último final de semana – 27, 28 e 29 de novembro – membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). O dirigente e outros 15 integrantes terão a missão de debater políticas públicas que fomentem o desenvolvimento urbano do município.

Por meio da Lei de número 6.308/2007, o então prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), regulamentou a criação do CMDU. Além de debater políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano, compete ao conselho acompanhar a implementação do Plano Diretor da cidade, articular as ações dos Conselhos Municipais vinculados à política urbana, acompanhar o planejamento e a política de desenvolvimento urbano, debater e propor diretrizes para aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano, criar câmaras técnicas, entre outras.

“A criação do Conselho Municipal é muito importante para Guarulhos que vive uma franca expansão urbana, principalmente porque o órgão contará com a atuação de diversos segmentos interessados no debate urbanístico”, disse Lourenço.

O CMDU é composto por 16 membros, sendo oito ligados ao governo municipal e oito à sociedade civil. Lourenço é o único representa do setor empresarial no conselho.

Conferência – A eleição dos membros do CMDU aconteceu durante a realização da 4ª Conferência da Cidade de Guarulhos. O encontro debateu e deliberou sobre quatro eixos temáticos: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores, em todos os níveis de governo; aplicação do Estatuto das Cidades, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território, política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; e as relações entre programas do Governo Federal, como PAC e Minha Casa Minha Vida, com o desenvolvimento urbano da cidade.