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Prefeitura de Guarulhos se destaca mundialmente em uso de software

Guarulhos, 22 de fevereiro de 2011

A Prefeitura de Guarulhos passou a ser uma referência mundial na prestação de serviços públicos pela internet, juntamente com Madri (Espanha) e Nova Iorque (EUA), com a implantação do Portal Tecnologia Cidadã que disponibiliza consultas, serviços e atendimento online à população, racionaliza procedimentos internos de trabalho gerando economia de tempo e de pessoal. A informação foi divulgada dias atrás pela Oracle, fabricante internacional de softwares.

A primeira versão do portal de serviços foi disponibilizada na internet com 230 serviços em apenas 45 dias. Oito meses depois, foi lançada a versão atual que oferece mais de 700 serviços e contabiliza mais de 4.700 transações diárias, com picos de 20 mil usuários/dia sem a ocorrência de queda ou problemas de disponibilidade nos serviços.

Entre os fatores que levaram o município a tornar-se um case de sucesso, de acordo com o Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Chefia de Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, estão: ousadia na adoção de um novo conceito para o portal, com modelo menos burocrático e mais direto na prestação de serviços; capacidade profissional dos técnicos da Prefeitura em promover essa mudança; baixo custo por utilizar software livre disponibilizado pela Oracle e pouco conhecido no mercado nacional; inovação no uso da linguagem do aplicativo Apex (Oracle Application Express) para o desenvolvimento do portal, e a parceria com o grupo de Gerenciamento Integrado de Administração Pública (GIAP). 

“A administração municipal fez uma escolha sem volta: investir em ferramentas que facilitem a vida das pessoas. Hoje é possível ver que diariamente milhares de cidadãos usufruem dos serviços municipais com a comodidade de não sair de casa, dando a certeza de que este é o caminho certo”, afirmou o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, acrescentando ainda que “sair do zero, e em apenas oito meses tornar-se uma referência mundial mostra o valor de nossa gente e enche nossa cidade, de muito orgulho”.

A iniciativa da Prefeitura integra o Programa Tecnologia Cidadã que visa facilitar a vida da população, diminuir a burocracia e promover a democracia digital através de telecentros. Além disso, a ação contribui para a preservação do meio ambiente permitindo a economia de 1.471 resmas de papel nas mais de 500 mil solicitações online já executadas.