Notícias

Prefeitura cadastra bolsistas para cursos de qualificação

Guarulhos, 11 de março de 2009

As secretarias do Trabalho e Assistência Social, juntamente com a Coordenadoria do Fundo Social, apresentaram na terça-feira, 10, no Adamastor do Centro, o Plano Setorial da Qualificação para Beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq) da Construção Civil, e iniciaram o cadastramento dos bolsistas para os diversos cursos oferecidos.

Com a presença de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, foi apresentado um vídeo com explicações sobre o projeto e as regras para inscrição, que poderá ser feita até quinta-feira, 12. São 2.935 vagas para 14 cursos voltados para a qualificação na construção civil.

A secretária do Trabalho, Maria Helena Gonçalves, explicou aos presentes que já foi assinado entre a Prefeitura e empresas do setor um protocolo de intenções para contratação de  parte dos bolsistas.

Podem participar dos cursos membros das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, maiores de 18 anos e com a 4ª série do ensino fundamental. Das 35 mil famílias inscritas no Programa, foram selecionadas sete mil com perfil para  participar do programa de qualificação. Do total das vagas, 30% são destinadas para as mulheres.

Os cursos oferecidos são: armador,  pintor, azulejista, encanador; eletricista, pedreiro, soldador, serralheiro, auxiliar de escritório,  mecânico de manutenção, motorista de caminhão, motorista operador de betoneira e motorista operador de retroescavadeira.

Participaram do evento o secretário-adjunto de Governo, José Carlos Candido, representando o prefeito Sebastião Almeida, a secretária do Trabalho, Maria Helena Gonçalves; o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, além da coordenadora do Fundo Social de Solidariedade, Genilda Bernardes.