Notícias

Prefeito participa de café da manhã com moradores de rua

Guarulhos, 28 de maio de 2009

A Prefeitura está aumentando o diálogo com a população carente. Na quarta-feira, 27, mais de 100 moradores de rua participaram de um café-da-manhã com o prefeito e diversas autoridades das secretarias de Assistência Social e Cidadania, da Saúde, do Fundo Social de Solidariedade, e representantes de entidades de assistência ao morador em situação de rua.

Esse foi o primeiro encontro com moradores de rua na cidade. O objetivo era ouvir os problemas enfrentados por essa população para criar políticas públicas direcionadas e facilitar o acesso aos serviços básicos da Prefeitura, como encaminhamento para programas de transferência de renda, cursos profissionalizantes, cooperativas de trabalho e serviços de emissão de documentos.

O evento abriu espaço para os moradores de rua contarem suas histórias de vida, suas lembranças de pessoas que ainda se importam com elas e lhes dão apoio e expressarem as angústias que sentiam diante da discriminação. Lucas Henrique, que tem 20 anos, conta que desde os nove vive em situação de rua, com dependência química e com frustração por não cursar a tão sonhada faculdade de biologia. As solicitações mais urgentes são: abolição da taxa para emissão de documentos, criação de cooperativa de catadores de materiais recicláveis e ampliação de atendimento para dependentes químicos nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps).

O prefeito Sebastião Almeida garantiu que sua gestão está comprometida com a construção de projetos sociais e disse que a iniciativa marca o início de um novo modelo de administração fundado no diálogo. O encontro deve se repetir no próximo dia 7 de julho, às 14 horas, no Centro Municipal de Educação Adamastor.