Notícias

Prefeito decreta luto e anuncia medidas de segurança

Guarulhos, 22 de janeiro de 2002

Olhão.com.brEm entrevista coletiva, na manhã de ontem, o prefeito de Guarulhos e presidente do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, Elói Pietá, em companhia do Secretário para Assuntos de Segurança Pública, Guaracy Mingardi, anunciou medidas para reforçar a segurança na cidade. O primeiro passo, segundo o prefeito, é aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) em 120 homens. A Prefeitura contará, ainda, com as parcerias das Polícias Civil e Militar.

O prefeito disse que algumas medidas, em fase de estudos, serão antecipadas, em razão do atual estágio de violência que atingiu as principais cidades de São Paulo. “A nossa cidade não viverá a tragédia que viveu Campinas e Santo André, respectivamente, terceira e quarta maiores cidades do Estado, perdendo apenas para São Paulo e Guarulhos”, disse, referindo-se aos assassinatos do prefeitos petistas de Campinas, Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT (morto em setembro do ano passado); e do prefeito de Santo André, Celso Augusto Daniel, seqüestrado e assassinado na madrugada de domingo. “Já se passaram quatro meses, e o Estado não desvendou o assassinato do prefeito de Campinas. Não vamos esperar para chorar a morte de mais um”.

Celso Daniel

Consternado, Elói Pietá lembrou o companheiro petista de mais de 20 anos de lutas e conquistas. “Conheci o Celso em 1976, na Casa de Cultura Paulo Pontes, aqui na vila Fátima, mas a nossa atuação conjunta começou na década de 80, no Conselho Metropolitano de Transportes Coletivos; participamos de inúmeras atividades do PT. Éramos grandes amigos. É muito doloroso”, disse, emocionado, após decretar luto oficial por três dias, a partir desta segunda-feira.

Segurança pessoal

Elói Pietá declarou que já está cuidando da sua segurança pessoal, mas não entrou em detalhes. “Vim da Assembléia Legislativa, onde fui relator da CPI do Crime Organizado, portanto, sempre tomei medidas de segurança”.

Sobre a tragédia que envolveu a cidade de Santo André, Pietá descarta a hipótese de um crime comum. “Antes do assassinato, eu julguei que ele (Celso Daniel) poderia ser libertado com vida, que seria um seqüestro comum, mas depois que acharam o corpo, vi que não era uma simples coincidência. Das quatro maiores cidades de São Paulo, dois prefeitos foram assassinados. Não pode ser coincidência. Se é ou não crime político, só o desvendamento do crime é que vai dizer”, ponderou.

Medidas

Para trazer mais segurança à cidade, a Prefeitura promete investir pesado na ação da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Civil e Militar.

Segundo ele, serão treinados cerca de 20 homens da GCM III; as vagas restantes (100) serão preenchidas com os concursados. “Até o mês de março, vamos chamar e capacitar cerca de cem concursados, que devem entrar em ação a partir de julho”, afirmou o Secretário para Assuntos de Segurança Pública, Guaracy Mingardi.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e o Conselho Municipal de Segurança (CMS), será implantado o Sistema de Informações Criminais (Infocrim), onde os prefeitos das grandes cidades poderão acessar, a cada 15 dias, os locais com o maior índice de criminalidade. Em Guarulhos, a medida depende de uma completa reorganização da numeração dos imóveis.

As medidas atingirão os bares da cidade. Será restringido – por meio de um projeto de lei, enviado à Câmara Municipal – o funcionamento, até meia-noite, dos estabelecimentos localizados nas regiões com maior índice de criminalidade. Para fiscalizar o cumprimento das medidas, a prefeitura pretende, ainda, contratar fiscais.

Outras medidas anunciadas por Pietá dizem respeito à criação de um plantão 24 horas para o 7º Distrito Policial, na região compreendida pela Cidade Seródio e Jardim São João, e a locação de um imóvel – amplo e localizado na região central – para abrigar o 15º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo o prefeito, o atual prédio atenderá as necessidades para a instalação de um Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais. As duas medidas atenderão reivindicações das polícias Civil e Militar e do CMS.

Após a coletiva, o prefeito, acompanhado de alguns secretários, seguiu para Santo André para prestar a última homenagem a Celso Daniel. Às 15 horas, Pietá participou de uma reunião do Fórum Metropolitano de Segurança, que discutiu a crise da segurança pública em São Paulo.