Prazo para tirar título de eleitor termina no dia 5 de maio
No dia 5 de maio próximo será encerrado o prazo para tirar o título de eleitor para as eleições municipais de 3 de outubro, e também para o eleitor pedir a revisão de dados pessoais ou transferência de domicílio eleitoral.
A inscrição eleitoral é gratuita sendo necessário apenas, o eleitor comparecer a um cartório eleitoral da localidade onde reside munido de documento que comprove sua identidade, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou passaporte.
Para as pessoas do sexo masculino, é ainda necessária a apresentação de documento comprobatório da quitação com o serviço militar, caso o eleitor já tenha 18 anos.
Em Cuiabá, O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso determinou o cancelamento de 19.401 títulos de eleitores nos municípios de Diamantino, Araguainha, Nova Olímpia, Glória D'Oeste, Pedra Preta, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Lucas do Rio Verde e Nossa Senhora do Livramento.
Os títulos irregulares pertencem a eleitores que não compareceram aos cartórios para comprovar residência dentro do prazo estipulado pela revisão do eleitorado determinada nesses municípios pela Justiça Eleitoral.
A revisão foi feita para detectar possível existência de fraude, já que o número de eleitores nessas cidades era superior a 65% do total de habitantes, ou seja, eleitores estariam votando em municípios onde efetivamente não residem.
Esses eleitores que tiveram sua inscrição eleitoral cancelada, ainda poderão procurar os cartórios para regularizar sua situação, já que em todo o país o prazo terminará no dia 5 de maio.
Informação do site do TSE