Poupatempo terá projeto piloto
O Poupatempo Guarulhos, que deve ser inaugurado até o final deste mês, está chegando, com uma novidade:
o e-poupatempo. Trata-se de um projeto piloto que prevê o acesso, pelo cidadão, a todos os serviços prestados pelo Governo Estadual através da Internet. O objetivo é fazer com que esses órgãos adotem o mesmo padrão do Poupatempo nos seus serviços eletrônicos.
Para o e-poupatempo serão disponibilizados uma sala, seis computadores, impressoras e linhas telefônicas. Monitores irão auxiliar o usuário na execução das tarefas. Além de facilitar e democratizar o acessoà informática, para o Governo, essa também será uma forma de monitorar os serviços eletrônicos prestados pelos órgãos.
Para a construção do Poupatempo Guarulhos, o Governo Estadual investiu R$ 10 milhões, gastos com a reforma do prédio; onde funcionava uma fábrica de bolachas, compra de equipamentos de informática e telecomunicações, mobiliário, uniformes, pessoal e comunicação visual. Este é o oitavo posto do Estado e o segundo da Região Metropolitana. Com uma área de 7 mil m2, seu espaço é comparado ao Poupatempo da Praça da Sé, na Capital, o quarto em dimensão.
O órgão terá capacidade para atender até 10 mil pessoas/dia. Sua localização (às margens da rodovia Presidente Dutra) foi escolhida estrategicamente, para facilitar o acesso de moradores de cidades vizinhas, como Arujá, Santa Isabel, Mairiporã e outras da região. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, órgão a que o Poupatempo está vinculado, a previsão é de atendimento a uma população estimada em 2 milhões de pessoas.
Para facilitar o acesso a quem tem problemas de horário, o Poupatempo funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h. Cerca de 500 pessoas trabalharão no local (divididos em dois turnos), para daro atendimento. Parte delas é proveniente dos órgãos queirão representar. Outras foram contratadas por meio de empresas terceirizadas. Todas estão passando por treinamento.
Jeane Soares