Notícias

Portal de negócios estimula os pequenos a usar a internet

Guarulhos, 03 de fevereiro de 2003

arteO objetivo de colocar a internet no dia-a-dia das empresas de pequeno porte fez com que a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) criasse a Rede Nacional de Portais de Negócios (RNPN). Inaugurada em novembro do ano passado, a rede reúne portais de associações comerciais, que, por sua vez, cadastram as empresas associadas com o intuito de facilitar as parcerias e os negócios entre empreendedores de associações diferentes. Dentro de 4 ou 5 anos, a expectativa é que o portal tenha abrangência nacional.

Para que as empresas se cadastrem é preciso que, antes, a associação comercial da cidade já tenha seu portal. Para os pequenos empresários a maior vantagem é poder cadastrar seus produtos e ao mesmo tempo buscar fornecedores em qualquer associação.

Hoje, a RNPN tem ativos 9 portais, entre eles das associações das cidades de São Paulo, Osasco, Campinas e Sorocaba. “Esta última preferiu aderir ao portal em bloco. São 22 cidades da região, incluindo Sorocaba, num mesmo portal”, afirma Mário Firmino, diretor da Bizavista, empresa que oferece a tecnologia à RNPN.

A parceria com a FACESP permite que a Rede tenha portal de todas as 400 associações comerciais do Estado de São Paulo. Firmino diz que até meados de 2004 cerca de 200 associações devem estar com seus portais no ar. “Hoje, as empresas não atuam em bloco. Queremos que elas passem a trocar informações de negócios”, ressalta Firmino.

Serviço:

Rede Nacional de Portais de Negócios – www.rnpn.com.br

Adriana Monteiro