Palavra do Presidente

Por que é importante estender o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais?

Com mais oferta de tempo, o inevitável fluxo de clientes terá menos chances de aglomeração e, consequentemente, de contágio

Guarulhos, 15 de dezembro de 2020

Na última palavra presidente do ano de 2020, além dos votos para que 2021, definitivamente, seja um ano melhor a todos – já que estamos encerrando um ano que ficará marcado por uma das piores sanitárias e econômicas de todos os tempos, além de todas as mortes causadas pela Covid-19 -, eu gostaria, também, de falar sobre a atividade do nosso setor em Guarulhos.

Tenho acompanhado o noticiário com muita atenção. Ao mesmo tempo em que lamento os efeitos devastadores da pandemia na saúde, penso também que algumas atitudes, ao invés de minimizar o problema, vão agravá-lo ainda mais.

Recentemente, ao lado de outras entidades representativas da nossa cidade, subscrevemos um comunicado no qual apoiamos o prefeito Guti na extensão do horário de funcionamento do comércio – e não a redução, como determinou o governo do estado – nas semanas de compras de fim de ano. Nossas entidades sugeriram, inclusive, a abertura de lojas por 24 horas.

Só desta maneira vamos evitar aglomerações nos centros comerciais. Afinal, os clientes terão mais opções de horários para ir às compras, bem como, os empresários terão uma chance maior de reaver o prejuízo causado pela inatividade de meses em decorrência do coronavírus.

Vale ressaltar que o Natal é a melhor data para o comércio brasileiro por tudo que envolve a celebração – preparação da ceia, troca de presentes, roupas novas, viagens etc.

Destaco aqui que, desde o início da pandemia, nosso setor tem sido submetido a uma criteriosa cartilha sanitária. Assim, trabalhadores e clientes têm circulado pelos estabelecimentos com total segurança.

Tenho a certeza de que não é no comércio que as pessoas correm risco de contaminação. Pelo contrário! É justamente nestes estabelecimentos que colaboradores e consumidores encontram segurança, com uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, controle de capacidade e oferta de álcool em gel, entre outras medidas.

As ocorrências de casos de Covid-19 são praticamente inexistentes no setor. Os shoppings, lojistas e supermercadistas, ao longo do período, mantiveram a atenção e os cuidados necessários.

Em agosto, a ACE-Guarulhos e outras entidades representativas do setor produtivo uniram-se uma vez mais para uma campanha de conscientização dos comerciantes. O projeto “Comércio Consciente protege seu Cliente” foi um sucesso. Espalhamos outdoors pela cidade com essa bandeira responsável.

E, assim como o comércio guarulhense protege seus clientes, nós, da ACE-Guarulhos, protegemos nossos associados. Damos voz aos empreendedores do município junto ao poder público, como foi o caso desta carta enviada ao prefeito, e oferecemos inúmeras soluções comerciais, permitindo ao empresário manter as portas abertas e, consequentemente, os postos de empregos, apesar de todo o cenário caótico que vivemos em 2020.

Este foi meu primeiro ano à frente da ACE-Guarulhos. Ele não poderia ter sido mais desafiador. Lamento profundamente as vidas perdidas ao mesmo tempo em que celebro as salvas.

Desejo, do fundo do meu coração, que, apesar de todos os problemas, tenhamos um Feliz Natal e um Ano Novo próspero, principalmente, com muita saúde e esperança de que possamos vencer, definitivamente, o coronavírus.

Silvio Alves
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos