Notícias

Plantão de dúvida do IR muda. Para pior

Guarulhos, 17 de abril de 2002

Quem vai até a Receita Federal para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) está tendo uma surpresa desagradável. O plantão de dúvidas, que até o ano passado era individual e durante o horário comercial, passou a ser coletivo e em apenas dois horários: às 9h30 e 13h30.

A maratona de quem precisa tirar uma dúvida começa com uma palestra de 40 minutos feita por um funcionário da Receita. Se a palestra não esclareceu a dúvida do contribuinte, ele tem a oportunidade de fazer a pergunta ao funcionário, mas coletivamente, na frente de todos os outros.

O aposentado Odair Laporta, que esperou mais de três horas para resolver uma dúvida, reclamou: “Eu preferia o atendimento individual. Não quero saber das perguntas dos outros”.

Laporta também não gostou da palestra. “Tudo o que foi dito está escrito no Manual. Isso é uma perda de tempo”.

A aposentada Nelly Sampaio conseguiu esclarecer grande parte de suas dúvidas durante a palestra e as respostas coletivas. “Achei a palestra interessante, a Receita dá muitas dicas”. Entretanto, a aposentada acredita que o atendimento individual não deveria ter acabado. “Se a pessoa tem uma pergunta específica, espera muito tempo para ter a resposta”.

O advogado Wanderley Rodrigues de Moraes também não concorda com a mudança.

“Se eu quero informações a respeito de meus dados sigilosos, não quero que o funcionário responda em público”.

“Muitas pessoas têm dúvidas em comum e esse sistema economiza algum tempo. Mas, a palestra é desnecessária”, afirma.

Segundo a Receita, o atendimento coletivo foi adotado porque não há funcionários suficientes para o atendimento individual. Por enquanto, essa forma de atendimento é “exclusividade” da capital. A Receita, no entanto, afirma que outras cidades vão adotar a mesma fórmula.

Cerca de 120 pessoas procuram diariamente o serviço de atendimento. Com a proximidade do prazo de entrega do IRPF – 30 de abril -, esse número vai aumentar.

Faltando 15 dias para o prazo final para entregar a declaração, a Receita informou que 60% dos contribuintes ainda não entregaram suas declarações.

Até agora, cinco milhões de contribuintes prestaram contas à Receita Federal, 4,8 milhões deles pela Internet.

MARIA FERNANDA BLASER