Pesquisa do Sescon revela vilões do empreendedorismo
Uma pesquisa realizada pelo SESCON-SP com as empresas de serviços contábeis do Estado aponta a alta carga tributária e a burocracia como os grandes entraves para o desenvolvimento dos negócios. Os itens foram lembrados, respectivamente, por 42% e 26% dos entrevistados.
O presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, endossa estes números. “As empresas de contabilidade são as intermediadoras do relacionamento fisco-contribuinte e conhecem de perto as dificuldades enfrentadas pelo empreendedorismo”, destaca o líder setorial, ao completar: “A situação torna-se ainda mais grave, quando constatamos o pouco retorno que a população tem em serviços como Saúde, Segurança e Educação”.
Um estudo elaborado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação com os principais indicadores dos países participantes da Copa do Mundo FIFA 2014, destaca que o Brasil, sétima maior carga tributária entre as 32 nações, ocupa o 29° lugar em termos de serviços de qualidade de vida oferecidos aos cidadãos.
Outros impeditivos para a melhoria do ambiente de negócios foram mencionados na pesquisa do SESCON-SP, como a falta de mão de obra qualificada, mencionada por 17% dos pesquisados, problemas de infraestrutura, por 10%, e a falta de acesso ao crédito, citada por 5% dos empresários.