Pesquisa ACE/GH diz que PT perderia 2º turno se eleição fosse hoje
Depois de 15 anos no poder em Guarulhos, o Partido dos Trabalhadores não conseguiria eleger o sucessor do prefeito Sebastião Almeida se as eleições municipais de 2016 fossem hoje. É o que aponta a nova pesquisa do Instituto Opinião encomendada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos em parceria com o jornal Guarulhos Hoje e a agência Comunnica Soluções Integradas.
Aos eleitores foram apresentados quatro cenários de um eventual segundo turno envolvendo os três pré-candidatos em potencial do PT – o ex-prefeito Elói Pietá, o deputado estadual Alencar Santana e o secretário de Educação Moacir de Souza – e os principais nomes da oposição no atual cenário político da cidade.
Em todos os cenários, os petistas perderiam para os prováveis candidatos de oposição: Carlos Roberto (PSDB), Jorge Wilson (PRB), Guti (PV) e Jovino Cândido (PV). “Analisando a pesquisa, vamos observar certa uniformidade nos números dos quatro candidatos testados contra os petistas. E essa uniformidade demonstra a existência do voto oposicionista que migra para qualquer candidato que vá disputar com o PT, muito embora em um dos cenários analisados, como o que envolve o ex-prefeito Jovino Cândido, do PV, temos a sensação que o eleitor não demonstra vontade de voltar a um governo passado. Mas, é muito cedo para dizermos que o cenário político está consolidado”, observou o cientista político e diretor do Instituto Opinião Pesquisa, Nilton Cesar Tristão.
A pesquisa foi realizada em 11 regiões de Guarulhos entre os dias 6 e 8 de julho. Foram aplicados 409 questionários, divididos por cotas de sexo, idade e região. A pesquisa possui margem de erro de aproximadamente 4,9%, tomando-se como parâmetro o intervalo de confiança de 95%.
(Gil Campos, do Guarulhos Hoje)