Notícias

Pedidos de falência no Brasil caem 67,7% no 1º trimestre, aponta levantamento da Boa Vista

Recuperações judiciais deferidas, no entanto, tiveram queda de 4,5%; com os impactos do coronavírus, a tendência é de que as empresas encontrem dificuldades nos próximos meses

Guarulhos, 08 de abril de 2020

Os pedidos de falência caíram 67,7% no 1º trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista, empresa parceira da ACE-Guarulhos. Mantida a base de comparação, as falências decretadas apresentaram queda de 29,9% em relação a 2019, enquanto as recuperações judiciais deferidas e os pedidos de recuperação judicial diminuíram 4,5% e 2,7%, respectivamente.

“Os números positivos apresentados dificilmente serão mantidos, já que a economia, que vinha em lenta, mas permanente, recuperação, será inevitavelmente acometida por impacto negativo causado pela quarentena do coronavírus. É uma pena, pois a retomada após os anos de crise era visível”, lamentou o presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves.

O resultado do 1º trimestre ocorre após 2019 encerrar com o terceiro ano consecutivo de queda nos pedidos de falência. Esse movimento está atrelado a melhora nas condições econômicas desde 2017. Entretanto, a Boa Vista também considera que a tendência, diante dos impactos causados pela chegada do novo coronavírus, é de que as empresas encontrem dificuldades em dar continuidade a esse movimento nos próximos meses.

As pequenas empresas foram responsáveis por 93,8% dos pedidos de falências e dos pedidos de recuperação judicial no período analisado. Com relação a falências decretadas e recuperações judiciais deferidas, também houve predominância de ocorrências entre pequenas empresas, que responderam por 96,2% e 93,3% dos totais, respectivamente.

Na divisão por segmento da economia, o setor de Serviços, que concentra a maior parte dos pequenos empreendimentos, respondeu pelo maior percentual dos pedidos de falência (42,2%), seguido do setor Industrial (30,1%) e do Comércio (27,6%).

O Indicador de Falências e Recuperações Judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registrados no banco de dados da Boa Vista, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível NESTE LINK.