Economia

Pedidos de falência caem 9,9% no 1º trimestre

Dados foram levantados pela Boa Vista SCPC

Guarulhos, 05 de abril de 2017

Os pedidos de falência caíram 9,9% no acumulado trimestral em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

Mantida a base de comparação, as falências decretadas subiram 7,6%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas, houve quedas de 15,2% e 10,2%, respectivamente.

As pequenas empresas representam 88% dos pedidos de falências e 92% das falências decretadas. Tanto nos pedidos de recuperação judicial como nas recuperações judiciais deferidas, as pequenas empresas também correspondem ao maior percentual, ambas com 93% da totalidade de casos.

O presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, afirmou que a situação da economia brasileira ainda é delicada, apesar da diminuição dos pedidos de falência. O dirigente ainda acrescentou que os pequenos empreendimentos, que são os mais prejudicados em períodos de crise, podem encontrar o apoio necessário na entidade.

“Sabemos que o tempo de maturação para uma empresa é de, no mínimo, dois anos. No atual cenário, o pequeno empresário sofre muito para se estabilizar e, às vezes, não prospera. Por isto, disponibilizamos todos os nossos serviços e cursos de capacitação para que ele consiga se manter. Além, claro, de atuar junto à administração pública para que as demandas do setor sejam atendidas ”, declarou Paneque.

Na divisão por setor da economia, o setor industrial foi o que representou o maior percentual nos pedidos de falência (39%), seguido do setor de serviços (35%) e do comércio (26%).