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Parque deve compensar impactos do Rodoanel em Guarulhos

Guarulhos, 26 de abril de 2002

Representantes da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e de empresas contratadas para elaborar estudos ambientais e de traçado do Rodoanel – sistema viário que vai interligar 10 rodovias da Região Metropolitana de São Paulo – estiveram reunidos com o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), e secretários municipais nesta quarta-feira, dia 24. Durante o encontro, que aconteceu no Paço Municipal, a Dersa anunciou a construção de um parque de aproximadamente 100 hectares na cidade, além do plantio de 150 mil mudas de árvores para compensar os impactos ambientais do empreendimento.

A reunião em Guarulhos teve o objetivo de apresentar ao prefeito o projeto do trecho Norte do Rodoanel, que terá cerca de 48 quilômetros de extensão e interligará duas das principais rodovias da cidade: Fernão Dias e Presidente Dutra. A ligação com a Ayrton Senna já faz parte do traçado Leste.

O coordenador de gestão ambiental da Dersa, Rubens Mazon, defendeu o traçado ao norte da Serra da Cantareira que, segundo ele, vai passar por área menos urbanizada e causar impacto ambiental menor.

Outra vantagem apresentada pela empresa foi a economia na construção de túneis. Enquanto o traçado ao sul da Serra da Cantareira teria 9,3 quilômetros de vias subterrâneas, o que passa ao Norte teria apenas 2,4.

No final da reunião, Elói Pietá informou que formará um grupo de estudo para analisar as propostas de traçado e apresentar eventuais sugestões. Nesta sexta-feira, dia 26, o projeto do Rodoanel será entregue à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Segundo Mazon, em meados de junho, terão início as audiências, nas quais serão discutidas eventuais alterações.

Ainda de acordo com Mazon, a idéia é começar o trecho sul em 2003 para, em 2005, iniciar, simultaneamente, os traçados Norte e Sul. A conclusão da obra está prevista para 2008 e o custo total é da ordem de R$ 6,3 milhões: R$ 1,4 milhão (trecho leste), R$ 1,8 milhão (trecho Norte) e R$ 1,9 milhão (trecho sul).

O traçado Oeste foi orçado em R$ 1,2 milhão. Um trecho (entre a Estrada Velha de Campinas e a Rodovia Anhangüera) foi entregue em 20 de dezembro de 2001, o segundo (ligando as rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares), no último dia 14, sendo que o restante da obra está previsto para ser inaugurado até o final do ano.

Traçado ao Norte da Serra da Cantareira

A proposta inicial do traçado Norte do Rodoanel – passando ao norte da Serra da Cantareira – tem início no final do trecho Oeste (avenida Raimundo Pereira de Magalhães, conhecida como Estrada Velha de Campinas), entra no município de Caieiras, passa num pequeno trecho da cidade de Franco da Rocha e segue por Mairiporã até Guarulhos.

Em Mairiporã, o Rodoanel cruza a Rodovia Fernão Dias no Km 66,7 e passa próximo das estradas Capuazinha, Cinco Lagos, Capim Branco, cruzando a Estrada Guarulhos-Mairiporã.

Já no município de Guarulhos, o Rodoanel passará atrás do Jardim Fortaleza em dois pequenos túneis (um de 300 metros e outro de 400 metros aproximadamente), cruzará as estradas Guarulhos-Nazaré, Albino Martello, Morro Grande, passando atrás do Conjunto Residencial Bambi, quando corta o Rio Baquirivu e chega até a Via Dutra, no quilômetro 206, próximo à divisa com Arujá.