NJE

Para especialista, robôs chegam para ajudar e não eliminar empregos

Engenheiro de software falou sobre Inteligência Artificial em evento do NJE, nesta segunda-feira, na ACE

Guarulhos, 28 de agosto de 2017

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da ACE-Guarulhos realizou mais uma reunião aberta na noite desta segunda-feira, 28/08. Comandado pelo presidente Franklin Lino, o núcleo trouxe o engenheiro de software Thiago Santos Joaquim para falar sobre “Inteligência Artificial”.

Ele é o fundador e CEO de uma startup especializada na construção dos robôs chamados tecnicamente de “chatbots”. São aqueles responsáveis pelo atendimento remoto comumente encontrados em lojas virtuais, por exemplo. Para Thiago, a tecnologia vem para auxiliar, e não para eliminar vagas de trabalho.

“Esse é um grande mito. Os robôs têm capacidade muito maior que a nossa de gerenciar parâmetros e regras e executar tarefas. Acontece que sempre será necessário o ser humano para definir quais são essas tarefas”, afirmou. “No futuro, os robôs estarão em grande número nas empresas. Mas em um setor intermediário entre o alto escalão e o operacional. Os robôs serão os gestores”, completou.

Durante a palestra, o especialista apresentou números do avanço da tecnologia mundo afora. Depois, respondeu a perguntas dos participantes. Segundo ele, os custos para implantação dos robôs são irrisórios diante da possibilidade de crescimento nas vendas. “O gasto é mínimo, pois não exige infraestrutura, espaço físico etc”, disse.

Segundo o superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, o tema não poderia ser melhor. “Eu costumo dizer que o empresário precisa estar preparado e ‘passar parafina na sua prancha’. As ondas de tecnologia sempre passam trazem novidades que ficarão. Se nós, que não somos da área de TI, não nos capacitarmos, perderemos oportunidades de sobreviver neste mundo cada vez mais digital”, apontou.

Para o presidente da ACE, William Paneque, é preciso se adaptar aos novos tempos e à tecnologia. “É um caminho sem volta. E a tecnologia não vai roubar o emprego. Ela vai, isso sim, obrigar a uma maior qualificação da mão de obra que vai utilizar as novidades”, ponderou o dirigente.

Antes da palestra de Thiago Santos, o diretor regional do BNI em Guarulhos, Fabio Torres, comandou uma dinâmica de networking entre os presentes. “Muitas vezes, o conhecimento do que é networking é distorcido. Networking é estabelecer relações, entender como eu posso contribuir com o parceiro e ajudar por meio de informação ou oportunidade de negócio. Antes vem a relação, a construção da confiança. O negócio, a venda, vem depois”, explicou Torres.