Para Almeida, EMTU deve pagar metade de cobertura no Cecap
O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), quer que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) arque com pelo menos metade dos custos da construção da nova cobertura para os feirantes do Varejão do Parque Cecap
Somente com a obra concluída o município concederá à estatal o alvará de construção para transformar o Varejão em um Terminal Urbano de Passageiros.
Em 22 de junho, o consórcio DP Barros chegou a dar início a demolição de alguns trechos do atual Varejão, mas foi impedido pelos feirantes e pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB). As obras estão paralisadas por falta de alvará expedido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O superintendente de Engenharia e Obras da EMTU, José Jacques Yazbek, acredita que o primeiro trecho do corredor Taboão-Cecap corre o risco de não ficar pronto até o final deste ano, como era previsto, pelo impasse das partes.
Almeida confirmou que participou de uma reunião na última semana com a EMTU e exigiu que a estatal entregasse um projeto para o local onde é hoje o estacionamento do Varejão. “Estamos em conversas desde o ano passado e do nada vieram e começaram a demolir. Ali é um modelo de feira ideal, fora das ruas, que o município não pode perder.” Na opinião de Almeida, é necessário discutir a divisão dos valores a serem pagos na cobertura.
O Terminal do Cecap seria construído ao mesmo tempo que o do Taboão. O custo dos terminais é de R$ 20 milhões, pagos às empresas DPBarros e SP Engenharia. Somente no Cecap cerca de 35 mil pessoas por dia devem utilizar 14 linhas metropolitanas ou oito linhas municipais. O Varejão continuaria funcionando onde fica atualmente o estacionamento, porém, ainda não foi destinado um novo espaço para guardar os carros
Em relação a prometida readequação viária do Parque Cecap, principalmente com o futuro início das operações do Terminal da EMTU e da Rodoviária, o prefeito criticou a falta de colaboração do Governo do Estado. “Vamos fazer o que dá, mas não tenho expectativa de ajuda deles.”