Notícias

Para Afif, crise é oportunidade para crescer

Guarulhos, 25 de novembro de 2008

O Secretário de Emprego e Relações do Trabalho e vice-presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, afirmou no 9º Congresso da Facesp realizado em Campos do Jordão, entre 19 e 21 de novembro, que o Governo do Estado de São Paulo combaterá a crise financeira mundial com uma programação extensa de investimentos.


Guilherme Afif Domingo, secretário de Emprego e Relações do Trabalho

Para Afif a grande missão do governador José Serra (PSDB) é manter o nível de emprego e a atividade econômica. Como exemplo, o secretário estadual falou do projeto Emprega São Paulo, que está sob sua tutela. O projeto, que  está em vigor, é uma espécie de “Google” do emprego. O emprega São Paulo é sistema gratuito de intermediação de mão-de-obra pela internet em que os usuários podem cadastrar seus currículos. O portal já possui 30 mil empresas inscritas e 220 mil vagas disponíveis.

O secretário de Serra disse, ainda, que o governo estadual tem por meta a qualificação de pessoas com idade entre 30 a 59 anos.  “As vagas acabam não sendo preenchidas por conta da falta de escolaridade e qualificação destas pessoas. O governo já possui programas voltados para os jovens e para esta faixa etária ainda não”, disse.

Afif afirmou, mais uma vez, que a crise servirá de oportunidade para o crescimento e que 2009 será o ano do Micro Empreendedor Individual, que terá por parte do Estado um programa de micro crédito, já confirmado por Serra que pretende investir R$ 1 bilhão da venda do Banco Nossa Caixa para o Banco do Brasil, em créditos por meio do Banco Paulista.

“Entendo que este é o momento da grande virada. Estamos pregando uma contra-posição ao atual sistema econômico. O Brasil tem uma oportunidade de ouro, se tiver políticas e políticos sérios, sairemos na pole”, disse Afif.