Panetone: uma fatia cada vez maior
O mercado brasileiro de panetones se amplia a cada ano e ainda comporta crescimento, impulsionado, entre outras variáveis, pela melhora do poder aquisitivo da população. Dados de pesquisa realizada pela Nielsen mostram que no Natal de 2010 esses produtos atingiram 56,3% dos domicílios do País, ante 51,2% em igual período de 2009. Os dois maiores fabricantes locais projetam, para o período natalino, um crescimento de 10% no volume físico de vendas.
Atualmente, o cliente final encontra o panetone ao longo de todo o ano. É no período de Natal, no entanto, entre setembro e dezembro, que acontece a maior parte do consumo, de 85% a 90% da produção anual, disse o responsável pelas áreas comercial e de exportação da Village, Reinaldo Bertagnon.
A paulistana Village é, de acordo com o executivo, a segunda maior fabricante de panetones do País – em universo formado por cerca de 40 empresas. O empreendimento, criado em 1974, nasceu como evolução de negócio iniciado há 43 anos, como Panificadora Cepam. Atualmente, os panetones representam 40% do faturamento anual da empresa, empatando com a participação da Páscoa, com produtos de maior valor agregado.
A líder do mercado, a Pandurata Alimentos (Bauducco, Visconti e Tommy) projeta produzir 64 milhões de panetones para o Natal, equivalentes a crescimento de 10% ante igual período de 2010.
A empresa exporta para 25 países e declarou deter 60% do mercado de panetones industrializados do Brasil – impulsionada especialmente pela participação isolada de 44% da marca Bauducco, brindada com campanha publicitária exclusiva. A Pandurata divulgou investimento de R$ 28 milhões para as ações de marketing de Natal.