Palestrantes mostram como reduzir custos em Encontro de Negócios
A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos promoveu na manhã desta terça-feira (13) o seu 15º Encontro de Negócios, na sede da entidade, localizada no Bom Clima. Com o tema “Conheça as melhores soluções para reduzir dívidas tributárias e financeiras de sua empresa”, o treinamento contou com a presença de 20 empreendedores da cidade, além de membros da diretoria executiva da ACE.
A palestra, mediada pelo vice-presidente de Comércio da ACE, Jacques Miranda, foi ministrada por três profissionais com vasta experiência no assunto: a professora Ângela Menezes, que atua na área financeira e tributária em diversas instituições de ensino, e os advogados Henry Antunes e Ricardo Adati, consultores trabalhistas e especialistas em direito tributário.
Responsável por abrir o evento, Ângela Menezes afirmou que os empresários precisam se relacionar melhor com fornecedores e bancos para que os efeitos da crise econômica sejam amenizados. “Com a crise, as empresas estão com muitas dificuldades. Pegam empréstimos, fazem dívidas com bancos e não agem da melhor maneira por falta de conhecimento e de alguém capacitado para realizar as negociações. O Brasil tem um mercado consumidor muito grande, porém 80% das pessoas estão endividadas no País. Como eles vão pagar o comerciante e o empresário? E como o empreendedor vai se manter?”
Ângela explicou que, além de saber negociar, o administrador necessita ter uma visão ampla sobre sua área de atuação, noções de controle orçamentário e networking. Para a professora, o gestor ainda tem que saber ouvir e ser calmo para se sobressair em seu ramo.
Henry Antunes destacou que o empreendedor gasta mais do que o necessário, simplesmente, por não conhecer as leis trabalhistas. “Pela experiência que temos, vejo, com certa frequência, empresários pagando mais INSS do que o devido. É muito importante saber como funciona as normas na parte previdenciária para que haja uma redução de custos. Por isto, recomenda-se a consulta a um especialista”.
Na mesma linha de Antunes e Ângela, Ricardo Adati lembrou que conter despesas é de grande valia para o empresariado em tempos de crise. “Dado o cenário econômico em que o Brasil está, todo conhecimento é fundamental para que não haja desperdício de recursos. Os administradores precisam buscar auxílios específicos para cada tributo cobrado de sua empresa”.
Presidente interino da ACE, Vilson Caldas elogiou o conteúdo exposto durante o treinamento. “Para mim foi muito produtivo. Eles responderam várias perguntas que fazemos todos os dias a nós mesmos. Agradeço aos palestrantes e espero que voltem à associação”, avaliou.