O tamanho ideal da equipe
No varejo ou em qualquer outra atividade, o crescimento da produtividade não significa que o número de funcionários deva aumentar. Espaço físico, número de clientes a serem atendidos e tempo gasto em cada atendimento formam uma equação simples e que deve sempre ser respeitada na hora de determinar o número ideal de funcionários na loja. A proporcionalidade entre estes fatores é a melhor receita para quem deseja atender com qualidade e sem gastos desnecessários na folha de pagamentos.
A economista Irene Matesco ensina que existe um ponto ótimo do atendimento, resultado da combinação entre fatores fixos e variáveis. “Crescer apenas um dos fatores, como por exemplo o número de funcionários, gera queda na produção. O princípio é simples: sem espaço físico ou até mesmo sem clientes para atender, os funcionários ficam ociosos e isso representa perda para o lojista”, acrescenta Virene.
Uma maneira de evitar o custo excessivo com funcionários é dividir de maneira clara as funções de cada um dentro da loja. O exemplo foi seguido com sucesso pela empresária Alessandra Câmara, dona de uma loja, especializada em roupas de cama, mesa e banho.
– No início, pensava que fosse sempre precisar de quatro vendedoras. Com o tempo, vi que era desnecessário. As atendentes brigavam pelas vendas e tumultuavam a loja. Hoje, tenho apenas duas vendedoras, que, inclusive, atendem a um número maior de clientes. Para auxiliá-las, contratei duas estoquistas. O custo foi reduzido e não há disputa pelos clientes, além de não encher a loja com funcionárias ociosas – ensina Alessandra.
De acordo com a consultora Cláudia Pamplona, as franquias fornecem previamente o número médio de funcionários que a loja deve ter porque projetam a experiência de um estabelecimento já existente para um novo ponto, diminuindo a incidência de erros. Para quem gerencia o próprio negócio, no entanto, ao determinar o tamanho da equipe, é necessário levar em conta a estimativa de demanda, número de atendimentos, tempo a ser gasto com cada cliente, espaço físico disponível, número de balcões, mix de produtos, entre outros.
Yuki Yokoi