Notícias

Novas datas agregam vendas pela internet

Guarulhos, 25 de maio de 2012

Os lojistas do e-commerce devem observar, além das datas tradicionais e das mudanças no perfil das compras, os novos eventos incorporados pelo varejo e consumidores brasileiros. A companhia e-bit já monitora algumas dessas novidades, explica a diretora executiva da empresa, Cris Rother. O acompanhamento sistemático acontece, segundo ela, a partir do momento em que o evento gera volumes significativos de venda.

É o caso da Black Friday, nome dado à grande liquidação pós feriado de Ação de Graças, nos EUA. No e-commerce brasileiro, explica Cris, o evento passou a ter maior apelo há dois anos. De 2010 para 2011, as vendas associadas ao Black Friday virtual (efetuadas na última sexta-feira de novembro) cresceram de R$ 53 milhões para R$ 100 milhões. “Foram 237 mil pedidos em 24 horas”, ratifica Cris.

Entre as datas importadas (Halloween e Valentines Day ainda não se destacam), a e-bit também acompanha de perto o movimento de compras da Boxing Day, liquidação realizada em 26 de dezembro, ou no primeiro dia útil após o Natal. A data gerou 170 mil pedidos no ano passado.

Há mais oportunidades à vista. A diretora da e-bit conta que a empresa também já presta mais atenção às tradicionais queimas de estoque feitas pelo varejo brasileiro no início de cada ano.