Notícias

NOTA DE PESAR – Antônio Veronezi

Guarulhos perde o empresário que, entre outros feitos, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos

Guarulhos, 11 de janeiro de 2021

 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de nosso conselheiro nato e ex-presidente Antônio Veronezi, nesta segunda-feira, 11 de janeiro de 2021. Veronezi tinha 77 anos de idade e não resistiu a complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde novembro.

Respeitado empreendedor, Antônio Veronezi construiu uma extensa lista de relevantes serviços prestados à cidade, ao estado de São Paulo e a outros estados do País.

Office-boy aos 11 anos de idade, no Colégio do Ateneu Ruy Barbosa no bairro da Penha, em São Paulo, usava o dinheiro para custear os estudos. Aos 16 já era secretário desse colégio. Formou-se em Química Industrial e deu aulas de Química Geral e Inorgânica e Química Orgânica.

Aos 26 anos foi convidado para dar aulas no Colégio Claretiano de Guarulhos, onde formou um grupo e arrendou essa escola, em 1969, criando nessas instalações a Faculdade Farias Brito, em 1970.

Em 1972 assumiu a Diretoria de Planejamento do Instituto de Ensino Superior da Região de Bragantina e criou cursos de Administração, Ciências Contábeis, Odontologia e Medicina, além do curso de Biologia.

Voltou ao seu colégio de origem, o Ateneu Ruy Barbosa, e reuniu outras três escolas da zona leste de São Paulo, criando as Faculdades da Zona Leste de São Paulo, hoje UNICID, agora absorvida pela Unicsul.

Orientou e formatou, a pedido do Ministro Jarbas Passarinho, a primeira Faculdade particular de Belém do Pará, hoje UNAMA – Universidade da Amazônia.

Em 1978, retornou às Faculdades Farias Brito e transformou na Universidade de Guarulhos, sendo eleito reitor e, posteriormente, chanceler.

Além da carreira estudantil, criou a General Shopping, empresa que possui shoppings centers em todo o território nacional. Em Guarulhos, criou o primeiro da cidade: o Poli Shopping. Foi dono do Internacional Shopping e o grupo ainda detém o comando do Shopping Bonsucesso e do Parque Shopping Maia.

A ACE-Guarulhos lamenta profundamente a perda de um de seus principais quadros, nosso presidente na gestão 1978/1980. Prestamos homenagem, neste momento, a Veronezi e enviamos condolências à família e aos amigos.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GUARULHOS